Partilhar

Quando os Bispos se Reúnem - Um Ensaio que Compara Trento, o Vaticano I e o Vaticano II

Extra Coleção

John W. O’Malley

Em Stock


Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

De um dos mais destacados historiadores da Igreja chega uma análise abrangente dos três concílios católicos da era moderna, um exame ao que o Catolicismo foi no passado e ao que hoje se tornou.

Os concílios católicos são reuniões dos mais elevados representantes da Igreja. Nesta comparação sem precedentes dos três concílios da era moderna, John O'Malley percorre mais de 450 anos de história e examina as preocupações mais insistentes dos concílios: questões de missão, poder e relevância num mundo em constante evolução. Ao oferecer perspetivas novas, radicais e até perturbadoras sobre estas assembleias, Quando os Bispos se Reúnem é uma análise da evolução da própria Igreja.

O papel dos papas, dos leigos, dos teólogos e outros variou bastante desde o Concílio de Trento, centrado nos bispos, até ao novo balanço de poder de meados do século xx, passando pela declaração da infalibilidade do papa do Vaticano I. Em cada nova reunião, as questões fundamentais eram retomadas: a relação entre os bispos e o papado, o próprio propósito do concílio e as mudanças doutrinais. Poderá a doutrina da Igreja, por definição uma instituição conservadora, mudar com o tempo?

Ler mais

Amostra

Autor

John W. O’Malley

John W. O’Malley é professor no Departamento de Teologia da Universidade de Georgetown e autor de inúmeros livros traduzido em doze línguas. É membro da Academia Americana das Artes e Ciências e da American Philosophical Society. Foi galardoado com a Harvard Centennial Medal, tendo-lhe igualmente sido atribuído o Prémio Carreira da Society for Italian Historical Studies, da Renaissance Society of America e da Amarican Catholic Historical Association. O’Malley é membro da Companhia de Jesus e padre da Igreja Católica Romana.


Ler mais