Partilhar

Publicações Periódicas Portuguesas Existentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (1911-1926)

Lúcia Maria M. Veloso, José Manuel Motta de Sousa

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
22,72 € 25,24 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Na sequência do catálogo relativo às colecções de jornais e revistas portuguesas existentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (1641-1910), publica-se agora o presente volume, que abrange o período compreendido entre 1911 a 1926.
A escolha das datas limite não foi, evidentemente, casual ou arbitrária. Elas balizam um período muito significativo da vida política, social, económica e cultural portuguesa, iniciado com a implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, e terminado com a revolta militar chefiada pelo Marechal Gomes da Costa, em 28 de Maio de 1926, e com a qual começou o período da ditadura, que viria a ser designado pela expressão Estado Novo. O conjunto de publicações desse período da vida pública portuguesa permite, aliás, avaliar de um modo muito evidente a interacção verificada entre as profundas transformações ideológicas ocorridas então entre nós e o seu claro reflexo na imprensa periódica.
Essa influência torna-se logo evidente na escolha dos títulos. São frequentes, expressões como Acção, Defesa, Democracia, Vanguarda, etc., que correspondem a uma terminologia claramente revolucionária, muito característica da época. Mas revela-se também na existência de um número muito significativo de publicações regionalistas de apoio ao fomento local, no aparecimento dos órgãos oficiais das Colónias, no aumento dos títulos especificamente destinados à juventude e à mulher, etc.
Outra vantagem (e justificação) que a escolha destas datas-limite apresenta, é a de oferecer uma maior facilidade para a elaboração de estudos comparativos entre este período da vida nacional e aqueles que imediatamente o antecederam ou se lhe seguiram.
Pretende-se, portanto, com este volume, tal como o primeiro, elaborar um instrumento de trabalho que permite aos investigadores uma maior facilidade não só no acesso aos títulos existentes, como no aprofundamento do estudo da imprensa periódica portuguesa que entendemos ser nosso dever fomentar.»

Ler mais

Autor(es)

Lúcia Maria M. Veloso

Ler mais

José Manuel Motta de Sousa

Ler mais