Partilhar

Pretérito Imperfeito - Contos do Nordeste

Sara Pereira (Ilustr.), ANTONIO PINELO TIZA

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Metalinguisticamente falando, o pretérito imperfeito é um tempo verbal que expressa a ideia de um fato passado mas que não foi definitivamente acabado. Por outras palavras e, no contexto desta coletânea, o autor narra, em modo de ficção, vivências do passado que ainda perduram, mutatis mutandis, na atualidade dos povos detentores exclusivos dos valores identitários da cultura transmontana. Se o pretérito é imperfeito, não foi acabado, permanece vivo e tais vivências acabam por se manifestar no presente.

No Nordeste Transmontano, o passado, irreversível, tal como a História, par sobre as comunidades locais, quais fantasmas de alvura benfazeja e portadora de felicidade e harmonia. No espaço e no tempo, tudo é tão longínquo e, simultaneamente, tão próximo, que até as gerações jovens vivenciam e protagonizam rituais seculares. Rituais de magia branca, portanto, realizados por mulheres e homens, metamorfoseados, ou não, em mascarões e mascarinhas, caretos e zangarrões, mordomas e reis da festa, bruxas e diabos, filandorras, sécias, gaiteiros e dançadores dos paus.

Em Pretérito Imperfeito, pressente-se a vontade (conseguida) do autor de contemplar todo o território do Nordeste, diversidade numa variedade tão rica como a que se constata entre a Terra Fria e a Terra Quente, entre a serra e o planalto, entre o Douro Vinhateiro e os parques naturais de Montesinho e Coroa e das Arribas do Douro Internacional. De igual modo, o conjunto de trazer à luz os ícones mais emblemáticos da realidade sociocultural deste “reino maravilhoso”. Por isso, ler estes contos significa penetrar na alma do Nordeste de Portugal.

Ler mais

Autor(es)

ANTONIO PINELO TIZA

Ler mais

Sara Pereira

Ler mais