Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
5,52 € 6,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

DuBose Heyward nasceu em 1885 na Carolina do Sul. Começa a sua carreira literária, de parceria com Hervey Allen, publicando um livro de pemas, Carolina Chansons, em 1922. Mas é em 1952 que se torna conhecido com o seu romance Porgy, acerca dos negros de Charleston.
A versão para teatro de Porgy, escrita com a colaboração da esposa Dorothy, recebe o Prémio Pulitzer e vai estar na base da ópera que George Gershwin escreve, em 1935, Porgy and Bess.
Em 1958, Otto Preminger realizará o filme com o mesmo título, protagonizado por Sidney Poitoer, Dorothy Dandridge e Sammy Davis Jr.
«(...)Belíssimo poema em prosa, no qual as imagens e as cenas se entrelaçam e desenvolvem numa estrutura sinfónica que reclamava de facto a música que Gershwin lhe deu... Este Tristão e Isolda dos negros do Sul dos Estados Unidos...»

Ler mais

Autor

DuBose Heyward

Edwin DuBose Heyward nasceu em Charleston, na Carolina do Sul, em 1885. Foi poeta, dramaturgo, romancista e argumentista. Aos dezassete anos trabalhou nos desembarcadouros da cidade, experiência que lhe deu a conhecer a cultura afro-americana e os dialetos de Charleston, fundamentais para a escrita do seu mais famoso romance, Porgy. Em 1920, juntamente com os escritores Hervey Allen e John Bennett, fundou a Poetry Society of South Carolina. Ao longo dos anos que se seguiram, foi consolidando a sua carreira literária com vários livros de poesia, peças de teatro e romances. A boa receção de Porgy (1925) levou Heyward a deixar o seu trabalho como corretor de seguros e a dedicar-se em exclusivo à escrita e ao ensino, onde se destacou na área da literatura sulista. Dois anos mais tarde, em conjunto com a sua mulher, Dorothy, argumentista da Broadway, adaptou o romance para peça de teatro e, em 1935, George Gershwin imortalizou-a numa famosa ópera sob o título Porgy e Bess. Heyward morreu em Tryon, Carolina do Norte, em 1940.

Ler mais