Partilhar

Para Além do Portão - A GNR e o Carmo na Revolução de Abril

Nuno Andrade

Temporariamente Indisponível

Desconto: 10%
15,75 € 17,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os momentos mais marcantes e tensos da Revolução de 25 de Abril de 1974 viveram-se no Largo do Carmo, tendo como o epicentro o quartel que desde 1845 funciona como Comando da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Se por um lado se encontra bastante documentado o papel dos militares do Movimento das Forças Armadas (MFA) e da população que ajudou à vitória da liberdade, por outro, é muito escassa a documentação relativa aos militares da GNR na Revolução e sobre as últimas e longas 14 horas do último chefe do Governo e do Regime no interior do Quartel do Carmo. É neste contexto que surge esta obra, onde o autor, ele próprio oficial da GNR, efectuou uma investigação histórica acerca dos acontecimentos ocorridos no Carmo, desde os antecedentes da Revolução até à consolidação da democracia em Portugal. Para tal privilegiou o testemunho dos principais intervenientes nos históricos acontecimentos, sobretudo dos militares da Guarda Nacional Republicana e dos seus familiares que à época residiam no interior do Quartel do Carmo, bem como dos familiares de alguns militares e civis entretanto falecidos. Paralelamente procurou efectuar uma síntese da documentação mais directamente relacionada com os acontecimentos no Largo do Carmo e com a participação da GNR.
Com a publicação desta obra fica mais completo o quadro histórico da Revolução de Abril e é feita luz sobre momentos cruciais e dramáticos do próprio dia 25 de Abril, os quais se revelaram decisivos para a ulterior trajectória da revolução.

Ler mais

Autor

Nuno Andrade

Ler mais