Partilhar

Palavras de Fogo

Jidi Majia

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os poemas que constituem o livro Palavras de Fogo, de Jidi Majia, traduzido por José Luís Peixoto, são abertamente identitários. o eu poético confunde-se com o autor sem qualquer constrangimento, são diversas as ocasiões em que se refere o próprio nome de Jidi Majia no interior de poemas. 
E, também dessa forma despudorada, desenvolve-se bastante o sentimento de pertença, a defesa das origens, a assunção apaixonada de uma identidade local e cultural. Esse aspeto, no âmbito da história recente e da realidade chinesa contemporânea, assume uma dimensão política muito forte, explicitada em múltiplas passagens. 
Ainda assim, sem contradizer estas características, é muito evidente que não estamos perante uma forma de poesia apenas local ou, se preferirmos, étnica
Jidi Majia refere-se de modo abundante e direto ao vasto mundo, com referências concretas e a defesa inabalável de uma postura humanista.

 

Ler mais

Autor

Jidi Majia

Jidi Majia, um dos mais representativos poetas da literatura chinesa contemporânea e pertencente à etnia Yi, tem uma carreira literária de mais de trinta e cinco anos, internacionalmente reconhecida e aclamada. Oitenta livros seus, de prosa e poesia, foram traduzidos em mais de quarenta línguas. É actualmente o vice-presidente da Associacão Chinesa de Escritores.

Entre as suas obras principais contam-se os seguintes títulos: The Song of My First Love; The Eagle’s Wing and the Sun; Words of Fire; I, the Leopard; From the Leopard to Mayakovski; 24 Sonnets Dedicated to My Mother; A Great River. Em Portugal, a obra Palavras de Fogo, com tradução de José Luís Peixoto, foi publicada em 2019 pela editora Rosa de Porcelana.

Principais distinções: 1.º Prémio da 3.ª Edicão do Festival de Nova Poesia; Prémio Literário Guo Moro; Prémio Literário de Zhuangzhong; Medalha Sholokhov para a Literatura; Prémio Literário de Rougang; Prémio Humanitário Mkhiva; Medalha de Ouro do Pen Clube da China; Medalha Europeia Homero de Poesia e Arte; Prémio de Poesia de Bucareste; Salgueiro de Prata de Carreira Literária no Festival de Poesia Xu Zhimo do King’s College, em Cambridge; Prémio Literário Janicki; Prémio Tadeusza Micińskiego; Medalha de Zygmunta Krasinskiego; Prémio Internacional de Poesia Guayaquil.

Jidi Majia lancou diversos eventos poéticos internacionais de grande prestígio, tais como o Festival Internacional de Poesia do Lago Qinghai, o Forum Internacional de Poetas de Qinghai, a Semana Internacional de Poesia de Liangshang e Qionghai e a Semana Internacional de Poesia de Chengdu.

Ler mais