Partilhar

Páginas Inquietas

Susana Gaudêncio

5 dias


Desconto: 10%
22,50 € 24,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Alguns são objectos pequenos, portáteis, que se escondem no bolso ou na palma da mão. São assim para circular discretamente ou porque não há dinheiro para mais. Resumem-se a uma folha impressa dos dois lados, dobrada para simular a ideia de revista. Outros são grandes, demasiado grandes, é difícil desdobrá-los, as suas páginas viram-se com desordem e ruído. Lê-los em público chama necessariamente a atenção, incomoda a pessoa no lugar ao lado, da mesa do fundo, provoca o burburinho alheio. São o equivalente impresso de quem ouve música alto no autocarro. Outros são impossíveis de ler fora de casa: vêm em formatos estranhos, exóticos, caixas, posters que se dobram para fazer páginas, encadernações de elástico, capas que brilham como os espelhos com que se fazem sinais a partir de uma ilha deserta. Alguns cheiram a novo, acabados de fazer; outros envelheceram, melhor ou pior. O mesmo formato que os tornou tão estranhos e ofensivos ameaça destruí-los, rasgá-los, torcê-los, esmagá-los.

Páginas Inquietas apresenta publicações cujos temas se relacionam com a urgência do acto político, social ou subversivo. E cujo aspecto gráfico chama a atenção. Tenta-se perceber se a sua política se alicerça – ou não – nas suas formas gráficas, no seu formato, nos seus materiais.

Páginas Inquietas é uma obra apoiada pelo CRIATÓRIO: programa de apoio à criação artística, promovido pela Câmara Municipal do Porto.

Ler mais

Autor

Susana Gaudêncio

Ler mais