Partilhar

Os Tempos de Sophia - Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen - 3.ª Edição

Rosabela Afonso

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

(…) Dizia Sophia com alguma tristeza que o que lia era uma literatura “como que esvaziada”, exaurida do seu cerne, porque as histórias não lhe faziam sentido porque estas tinham forçosamente de revelar o real, contrariamente às tendências dos novos escritores do seu tempo que explicavam em demasia e estorvavam a narrativa. O escritor, segundo Sophia, não tinha de produzir teorias mas devia preferir prestar mais atenção às coisas visíveis, às pessoas concretas. Por isso todas as suas histórias começam na precisa memória dos lugares, dos rostos das gentes e nas coisas acontecidas.

Penso, hoje que passaram muitos anos, que era o seu segredo para captar o essencial e descartar o supérfluo e que foi esse o grande legado que me deixou semeado no espírito, nos idos nos anos setenta do século passado. Recordo-a também como poeta, mas sobretudo como autora de livros para crianças e jovens, que apenas exerceu enquanto os seus próprios filhos foram crianças e jovens. (…)

Luísa Mellid-Franco

In prefácio “Os tempos de Sophia”


Ler mais

Autor

Rosabela Afonso

Nasceu e vive em Lisboa.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Nova de Lisboa.

Casou cedo e tem dois filhos e quatro netos.

Ingressou na RTP em 1974, onde trabalhou 30 anos, em áreas tão diversas como o Centro de Formação e a Direção de Programas. Dirigiu a Revista Grande Plano, da Casa do Pessoal da RTP, foi Regente de Emissão, Gestora de distribuição da RTP internacional (RTPi), primeiro para a Europa, depois para a Ásia e África Austral e, por fim, para os EUA, fundou e chefiou a delegação da RTP África em Moçambique. Após o seu regresso chefiou os Departamentos de Meios Operacionais e de Distribuição da RTPi.

Tem a carteira profissional de jornalista nº 3946A.

Em 2005 assinou um protocolo com uma televisão da China (TVS), da qual foi representante em vários países, entre os quais Portugal, para a produção de documentários.

Em 2009 fundou, com uma amiga, a ACCIG – Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, da qual foi presidente até ao final de 2014. No âmbito da mesma foram desenvolvidos Projetos designados “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar”, nos distritos de Viseu e Guarda.

Participou nas edições “Poiesis Vol. XVII” e “Roteiro(s) da Alma”, com poesia e contos.

É autora da Coleção Infantojuvenil “As Mulheres e a República”, composta por seis volumes dedicados a seis mulheres que tenta homenagear desta forma, são elas: Carolina Beatriz Ângelo, Adelaide Cabete, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal e Emília de Sousa Costa.

Também é da sua autoria a biografia, para crianças e jovens, de Maria de Lourdes Pintasilgo, “Maria de Lourdes, Curiosa e Brilhante” e “Os Tempos de Sophia” a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen. “O Visionário”, um conto infantojuvenil, trata uma realidade ficcionada. Tem como objetivo a inclusão através da literatura e da leitura; inclui um QRCode com acesso ao livro, para leitura nas plataformas digitais de leitura para invisuais, um processo editorial inédito em Portugal.

"Maria e Sophia, Confidências e Desabafos", é uma peça de teatro, cujas personagens principiais, duas mulheres, Maria Barroso e Sophia de Mello Breyner Andresen, protagonizam a homenagem da autora a todas e a todos que sofreram e pereceram nas masmorras da PIDE. 

Foi Curadora da primeira edição da SAM – Semana Arte Mulher, em Portugal.

É autora do Projeto “Mangualde – Cidade das histórias”. Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil em Portugal, é a figura central deste Projeto.

Ler mais