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Os Pré-Rafaelitas - Antologia Poética

Documenta Poetica

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Sinopse

Esta antologia de poetas pré-rafaelitas é a primeira publicada em Portugal. Nela encontramos poemas de autores como Christina Georgina Rossetti, Dante Gabriel Rossetti, Elizabeth Eleonor Siddal, William Morris, Algernon Charles Swinburne e Simeon Solomon.
“A Irmandade Pré-Rafaelita nasce de um grupo de jovens insubordinados, descontentes com a estética académica e o mundo ainda romântico de meados do século XIX. Os especialistas distinguem-lhe dois momentos: o primeiro, da fundação, entre 1848 e 1853, que inclui William Hunt, Dante Gabriel Rossetti, John Everett Millais enquanto pintores, o escultor Thomas Woolner, os poetas James Collinson e George Meredith. O segundo, também chamado de Pré-Rafaelitismo Estético, inicia-se com a publicação da revista The Germ, em 1850. Curiosamente, é marcado pelo abandono de alguns fundadores que se distanciam da irmandade — no momento em que aquela atinge alguma projecção pública — por acharem que não está a cumprir com os princípios estipulados, ou apenas porque se vão zangando com os seus colegas por motivos pessoais. Estes últimos — Hunt, Woolner, Collinson e Meredith, de um extremismo puritano e moralista — são naturalmente substituídos por uma segunda geração de nomes que acaba tradicionalmente a ser identificada com o movimento pré-rafelita propriamente dito, dando-lhe ainda notoriedade, em particular através do decorrente Arts & Craft Movement. É pois transformado numa forma de cultura por Michael e Christina Rossetti, William Morris, Ford Madox Brown, Edward Burne-Jones, Frederick George Stephens e Algernbon Charles Swinburne, que deixam Inglaterra a braços com uma escola que não só tem um impacto enorme no pensamento popular, na pintura e na poesia, como ainda no “design” de interiores, ornamentação de igrejas, encadernação de livros, fabrico de mobílias e artigos domésticos.
Inicialmente, pintores, poetas e escultores pretendem apenas reagir contra o materialismo victoriano e as convenções neo-clássicas.
Segundo William Holman Hunt, o termo pré-rafaelita nasce quando ele próprio e Millais, ainda alunos na Royal Academy, estão a criticar — negativamente — a Transfiguração de Rafael, e os outros colegas os ridicularizam dizendo que deveriam ser chamados pré-rafaelitas. A designação é oficialmente aceite em 1848, e fundamentada pela busca concreta da inspiração na pintura anterior a Rafael — e à revolução que este instaura pela introdução da perspectiva.”
Helena Barbas

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