Partilhar

Os Porquês do Português - A Variação Linguística em Usos Quotidianos

Helena Rebelo

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,79 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

OS PORQUÊS DO PORTUGUÊS: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM USOS QUOTIDIANOS compila diversas reflexões linguísticas, sociais e culturais, em jeito de crónicas, que procuram responder a questões relacionadas com a língua portuguesa. As interrogações são motivadas por diversas vivências do quotidiano nacional e internacional, nos séculos XX e XXI, levando a uma reflexão para procurar respostas. A fim de fundamentar a solução a cada pergunta de língua portuguesa, tornou-se imprescindível a consulta de diversos materiais linguísticos, sobretudo dicionários portugueses e brasileiros. Compreende-se, ao longo do livro, o quanto a variação linguística está patente nos diversos usos dos falantes da comunidade de língua portuguesa.

***

“Afinal, qualquer língua encerra em si um mundo de variações e subtilezas, e o português não derroga tal princípio. É sobre estas questões que versa o livro que temos agora em mãos. O núcleo da obra agrupa, por ordem aleatória como é usual neste tipo de publicação, quase cem textos elaborados com uma estrutura rígida em formato de ficha temática sobre um uso específico do Português Europeu. (...) Na prática, a autora parte de uma situação do quotidiano que serve de pretexto e de ponto de partida para uma análise linguística com discussão dos dados e solução possível ao problema levantado.”

[THIERRY PROENÇA DOS SANTOS, do Prefácio)

Ler mais

Autor

Helena Rebelo

HELENA REBELO é docente na Universidade da Madeira, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Realizou, na Universidade Aberta, uma qualificação em Ciências da Educação. Na Universidade da Madeira, doutorou-se em Linguística Portuguesa e desenvolveu, na Universidade de Aveiro, um pós-doutoramento. Está ligada ao Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro e ao Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais-UMa. É membro de diversas associações, incluindo a Associação Internacional de Lusitanistas. Participa regularmente em encontros científicos, tendo múltiplos trabalhos publicados (vide http:// orcid.org/0000-0002-8345-9436). Em 2017, recebeu o Prémio Maria Aurora para a Igualdade de Género da Câmara Municipal do Funchal. Desde 2019, é responsável pelo Mestrado em Estudos Regionais e Locais.

Ler mais