Partilhar

O Falar do Porto Santo

Helena Rebelo

Em Stock



Desconto: 10%
17,99 € 19,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Porquê publicar uma tese de Doutoramento passados vários anos? É essencialmente porque continua actual, já que nada foi publicado com elementos de fonética acústica experimental para o vocalismo e o consonantismo do Porto Santo. É certo que houve artigos, estudos parciais, sobre o português falado na mais pequena ilha habitada do arquipélago madeirense, nomeadamente investigações no âmbito do Atlas Multimédia Prosódico do Espaço Românico (AMPER), mas estudos integrais, de fundo, não foram realizados. Além disso, também não se conhece nenhuma investigação que dê conta da comparação de dados quantificados para os Açores, a Madeira e o território continental (português padrão e variedades dialectais) como a que é empreendida no capítulo final desta tese, colocando lado a lado resultados de diferentes investigadores.

** *

O Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro cumpre um papel importante a nível comunitário e científico, manifestando essa vertente no apoio a publicações de cariz científico. A publicação, O Falar do Porto Santo, de autoria de Helena Rebelo, é exemplo disso. Texto, inicialmente, concebido como trabalho académico, a sua tese de Doutoramento na área da Fonética, vemo-lo agora publicado em livro (...). Investigações, análises e descrições sobre uma qualquer língua são de fundamental importância para o desenvolvimento científico. Estudar a variedade falada no Porto Santo é também compreendê-la na sua dimensão da (des)continuidade territorial. [LURDES DE CASTRO MOUTINHO, Prefácio]

Ler mais

Autor

Helena Rebelo

HELENA REBELO é docente na Universidade da Madeira, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Realizou, na Universidade Aberta, uma qualificação em Ciências da Educação. Na Universidade da Madeira, doutorou-se em Linguística Portuguesa e desenvolveu, na Universidade de Aveiro, um pós-doutoramento. Está ligada ao Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro e ao Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais-UMa. É membro de diversas associações, incluindo a Associação Internacional de Lusitanistas. Participa regularmente em encontros científicos, tendo múltiplos trabalhos publicados (vide http:// orcid.org/0000-0002-8345-9436). Em 2017, recebeu o Prémio Maria Aurora para a Igualdade de Género da Câmara Municipal do Funchal. Desde 2019, é responsável pelo Mestrado em Estudos Regionais e Locais.

Ler mais