Partilhar

Os Petróleos em Portugal: do estado à privatização (1937-2012)

Vários

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Entre 1992 e 2012, decorreu o processo de privatização da Petrogal/Galp Energia. Tive o privilégio de presidir a essas instituições durante 14 desses anos e tenho o dever de conhecer bem o mesmo processo, incluindo conteúdos e eventos não publicados. Em 2014, desafiei o Prof. Pedro Lains a conceber e coordenar um projeto de investigação sobre o tema. Tinha consciência de que era uma tarefa difícil. O presente livro é o fruto da competência e da perseverança dos seus autores e representa um excelente ponto de partida para se perceber o que se fez de bem e quem o fez; assim como identificar o que se poderia ter feito melhor, ou muito melhor, e porque é que tal não aconteceu. Apesar das limitações impostas pela dificuldade de acesso a toda a informação inerentes a um projeto desta natureza, a obra é de leitura obrigatória para os profissionais e investigadores que se interessam pela história das privatizações em Portugal e, em particular, pela história do setor petrolífero nacional.»
Manuel Ferreira de Oliveira, PetroAtlantic Energy Corporation, S. A.

«Este livro condensa o que de melhor a história económica e empresarial pode oferecer para o conhecimento da Galp. Nele se conjuga a rigorosa análise da informação e uma profundidade temporal que se projeta para além do horizonte estrito do início da privatização. Acresce a riqueza da trama explicativa, que integra a evolução da Galp nos ritmos das vicissitudes políticas, das fricções pelo controlo acionista e da recomposição do mercado europeu de energia.»
Álvaro Ferreira da Silva, Nova School of Business and Economics

«A presente obra fornece-nos um excelente contributo para um conhecimento mais aprofundado da história e dinâmica empresarial dos petróleos e do gás em Portugal ao longo do século XX e inícios do século XXI bem como da sua contextualização, no âmbito da história política e económica do respetivo período.»
José Amado Mendes, Universidade Autónoma de de Lisboa

 

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais