Partilhar

Os Museus e o Património Cultural Imaterial

Ana Carvalho

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Porque falamos hoje de Património Cultural Imaterial? Este livro esclarece sobre a importância que a salvaguarda do PCI tem vindo a assumir nas políticas culturais na sequência do trabalho desenvolvido pela UNESCO, muito particularmente com a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (2003). São vários os agentes envolvidos na preservação deste património, nomeadamente os museus. Mas para responder a este repto, os museus terão que repensar as suas estratégias de forma a relacionar-se mais com o PCI, contrariando uma longa tradição profundamente enraizada na cultura material. Este estudo reflecte sobre as possibilidades de actuação dos museus no sentido de dar respostas aos desafios da Convenção de 2003, sendo certo que a partir das actividades dos museus é possível encontrar formas de estudar e dar visibilidade a este património.

Trata-se de um instrumento de trabalho fundamental para todos os que se interessam pelo património, muito em particular para os profissionais de museus. Esta é uma das primeiras teses de mestrado a abordar este tema, iniciando um caminho que muitos especialistas e instituições terão de percorrer.

Ler mais

Autor

Ana Carvalho

Ana Carvalho, nascida em Maio de 1987, na Lousã.

Designer de profissão e apaixonada pela pintura e ilustração, encontrou no nascimento das suas três filhas Laura, Inês e Alice, a natureza fascinante da escrita aliada aos pigmentos da cor.

Nesta viagem podemos encontrar um universo do simbolismo combinado com o poder determinante

do amor por aqueles que a rodeiam.

Que a viagem pela sua leitura vos embale na paixão das suas palavras para que possam ser repetidas por várias gerações e fazer sonhar com a definição perfeita de quem encontra no seu caminho. Afinal saber que quem viaja connosco pode trazer muitas formas de amar e o perfume perfeito da vida.

Que as suas cores possam pintar o coração de quem as lê.

Ler mais