Partilhar

Os Últimos Marinheiros

Filipa Melo

2 dias


Desconto: 10%
3,15 € 3,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Portugal possui 2.830 quilómetros de linha de costa e constitui a 3ª maior Zona Económica Exclusiva europeia, 11ª a nível mundial. Mesmo assim, não existe um único boletim meteorológico radiofónico que indique o estado do mar. A bordo de um navio de carga comercial e de um navio de pesca por arrastão, Filipa Melo foi conhecer os nossos últimos marinheiros. Homens e mulheres que todos os dias enfrentam o mar e fazem justiça ao nosso passado mais mítico, contra todos os ventos e marés.

EXCERTO

«O que o leitor tem nas mãos é uma tentativa de retrato do universo de alguns portugueses cuja principal fonte de sustento ainda é a navegação no mar. Para a maioria, a ligação à marinha mercante é uma herança familiar, vinda das duas gerações anteriores ou de tempos imemoriais. Na dura solidão dos dóris bacalhoeiros ou no relativo conforto de modelos mais ou menos recentes de navios de pesca ou de carga, o respeito pelo mar perpetua as suas regras. Apesar de toda a maquinaria, a profissão de marinheiro mantém algo de intrépido e aventureiro.»

Ler mais

Autor

Filipa Melo

Filipa Melo - Jornalista e escritora, nasceu em abril de 1972. Desde 1990, como jornalista especializada na área de Cultura/Literatura, trabalhou como repórter (Visão, Expresso, Grande Reportagem, Ler, JL, O Independente, Escrita em Dia/SIC), editora (Livros de Portugal/APEL, Mil/Público, Oriente/SIC Notícias, Magazine e Magazine Livros/RTP2), crítica e comentadora (Acontece e Jornal2, RTP2) e consultora (Câmara Clara, RTP2). Em 2011, assinou a autoria, edição e apresentação do programa "Nós e os Clássicos", exibido pela SIC Notícias. Atualmente, assina crítica literária no jornal Sol e na revista Ler, é coordenadora da programação cultural da Livraria Almedina do Atrium Saldanha e orienta as Comunidades de Leitura Almedina/Atrium. Recebeu o Prémio Nacional de Cultura Sampaio Bruno em 1996.
O seu primeiro romance, Este é o Meu Corpo (Temas e Debates/Sextante) data de 2001 e foi publicado em Espanha, França, Itália, Polónia, Croácia, Eslovénia, Sérvia e Brasil. Os seus contos encontram-se publicados em diversas publicações e antologias portuguesas e internacionais.

Ler mais