Partilhar

Os Estados Nacionais e a Economia Global

Fora de Coleção

Vítor Bento

Disponibilidade Imediata

Desconto: 58%
5,00 € 11,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Baseado numa dissertação de Mestrado em Filosofia da Acção (variante Filosofia Política), defendida na Universidade Católica, o presente livro procura equacionar em que medida é que a ordem internacional baseada na convivência de estados nacionais é afectada pela globalização económica. Partindo da natureza ontologicamente social da existência humana, o livro procura analisar as características que conduzem e enformam a agregação política, o processo que conduziu à formação e à afirmação dos estados nacionais e a interacção da ordem resultante com a globalização económica.
Reconhecendo as crescentes limitações que o processo da globalização económica impõe à soberania dos estados nacionais, o livro aponta para a necessidade de cooperação e associação entre estados como a única forma de preservar a margem de afirmação das escolhas e da acção políticas. Pode assim contribuir para a discussão em curso sobre o processo de integração europeia.

Índice

Nota Introdutória

I. O Homem, Animal Político
II. Emergência e Consolidação dos Estados Nacionais
III. A Economia na Ordem Contemporânea
IV. A Globalização Económica
V. Os Estados Nacionais numa ordem em Mudança

Bibliografia Citada

Ler mais

Autor

Vítor Bento

Vítor Bento é Presidente da SIBS, desde Junho de 2000. É licenciado em Economia e tem um Mestrado em Filosofia. Antes da SIBS, ocupou diversas posições de gestão, sobretudo no sector público. Entre outras, foi Director do Departamento de Estrangeiro do Banco de Portugal, Director-Geral do Tesouro, membro do Comité Monetário da UE, Presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público e Administrador do Instituto Emissor de Macau. Leccionou cadeiras de Economia e Finanças no Instituto Superior de Economia, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica. É membro da SEDES, de cujo Conselho Coordenador já foi Presidente, Vice-Presidente do Fórum para a Competitividade e colunista regular do Diário Económico.

Ler mais