Partilhar

Organização e Gestão de Obras

Cândido Ribeiro

Em Stock



Desconto: 10%
16,56 € 18,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Organização e Gestão de Obras - Otimizar Resultados" é um guia de orientação para reflexão sobre a gestão ao longo de todo o processo de construção de uma obra, procurando auxiliar o diretor de obra nessa importante tarefa de gestão de uma empreitada.

Este livro pretende servir estudantes e recém-formados em engenharia, numa ótica de transmitir os princípios fundamentais da organização e gestão de uma empreitada, mas serve também o interesse de engenheiros seniores, como auxiliar para implementação nas suas organizações de métodos adequados de gestão, sempre com o objetivo de otimizar os resultados.

Procura transmitir a visão da obra como um negócio, em que não é apenas importante atender aos aspetos técnicos de uma boa construção, mas também às questões da segurança, qualidade, prazos e rentabilidade. Assim, ao longo do texto, o leitor é encaminhado a refletir sobre os princípios fundamentais da gestão de uma obra, que é a tarefa responsável pela organização e administração dos recursos de modo a que se realize todo o trabalho necessário para a sua concretização, no tempo e orçamento pré-definidos.

Tendo em conta esta abordagem, são tratados aspetos técnicos da gestão, como também comportamentais, já que a gestão depende fundamentalmente da atitude que temos perante a nossa atividade. Procura-se, desta forma, transmitir ao leitor princípios fundamentais a serem presentes no dia a dia de um diretor de obra, para garantir uma adequada organização e gestão do seu negócio (obra).

Assim, o capítulo 1 dá uma perspetiva das razões que levaram o autor a escrever o livro e os objetivos que se pretendem. O segundo capítulo aborda os conceitos de gestão e gestor, tentando enquadrar o leitor quanto ao desenvolvimento dos capítulos seguintes. No terceiro capítulo é definido o perfil do diretor de obra, como líder de uma equipa e primeiro responsável pelo negócio. De seguida, é dedicado um capítulo à descrição do processo de negócio. No capítulo quinto são analisadas as ferramentas de gestão, procurando-se apresentar exemplos práticos. Por fim, no capítulo seis, coloca-se a questão "o que se pretende de um diretor de obra?", tendo em conta tudo o que foi antes desenvolvido.

Ler mais

Autor

Cândido Ribeiro

Ler mais