Partilhar

Organizações Positivas - Manual de Trabalho e Formação

Mário Ceitil, Miguel Pereira Lopes, Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha

5 dias


Desconto: 10%
19,99 € 22,21 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A essência da positividade organizacional assenta em quatro princípios básicos:

• As pessoas dispõem de inúmeras forças, frequentemente negligenciadas, tanto por si próprias como pelas organizações em que trabalham.
• O modo como os gestores e as organizações actuam para com os seus colaboradores influencia vigorosamente a maneira como tais forças são aproveitadas e desenvolvidas.
• O fomento dessas forças cria uma cascata de efeitos positivos sobre as equipas e as organizações (que se tornam mais eficazes), e sobre os próprios indivíduos (que encontram mais significado no seu trabalho e se tornam mais felizes).
• Os gestores e as organizações devem assumir o papel de agentes da positividade e os indivíduos devem identificar as suas forças, desenvolvê-las e procurar os contextos em que podem fazer uso das mesmas, fomentando-as.


A diversidade de temas positivos abrangidos neste livro torna-o uma ferramenta útil para uma vasta gama de leitores:

• Líderes de equipas e executivos ou formadores com papéis de coaching.
• Gestores quaisquer que sejam a suas áreas de acção.
• Formadores e facilitadores de sessões de desenvolvimento pessoal, especificamente em áreas comportamentais e motivacionais.
• Profissionais com funções exigentes do ponto de vista da resistência psicológica (comerciais, gestores, desportistas, prestadores de cuidados de saúde).
• Investigadores que, numa óptica de investigação-acção, pretendem validar o impacto de intervenções positivas no contexto das organizações.
• Estudantes que, não circunscrevendo os seus interesses à formatação dos cursos que frequentam, desejam melhorar competências sociais e psicológicas que lhes facilitem o ingresso na vida organizacional e o sucesso profissional.
• Leitores desejosos de se compreenderem melhor e de se motivarem para o sucesso pessoal/profissional e para o seu bem-estar social e psicológico.

Ler mais

Autor(es)

Mário Ceitil

MÁRIO CEITIL (mceitil@cegoc.pt) é director associado da CEGOC. Consultor e formador em empresas, organizações e Administração Pública desde 1981, participou em projectos internacionais liderados pelo Grupo CEGOS. É professor convidado da Universidade Lusófona e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica. É consultor CMC (Certified Management Consultant) pelo ICMCI - The International Council of Management Consulting Institutes. É ainda formador certificado em Appreciative Leadership peta CPC (Corporation for Positive Change). Publicou mais de uma centena de artigos em jornais e revistas, e os livros O Carro de Jagrená - A Gestão das Pessoas nos Contextos da Modernidade, Sociedade, Gestão e Competências, Gestão e Desenvolvimento de Competências, Gestão e Desenvolvimento de Competências (org.) e Gestão de Recursos Humanos para o séc. XXI.

Ler mais

Miguel Pereira Lopes

Miguel Pereira Lopes é professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, tem um doutoramento em Psicologia Aplicada e um pós-doutoramento em Economia, ambos pela Universidade Nova de Lisboa. Autor de diversas obras, foi professor e investigador na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, no INA, no ISPA, entre outras instituições. É ainda presidente da direcção do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC). Recebeu o Prémio RH 2008 na categoria de investigação. É um networker inveterado e pode ser contactado através do endereço mplopes@iscsp.utl.pt. Se quiser descobrir o seu contacto telefónico pessoal, basta ler este livro e colocar os seus ensinamentos em prática.

Ler mais

Arménio Rego

ARMÉNIO REGO (armenio.rego@ua.pt) é doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas. Ensina na Universidade de Aveiro. É autor e co-autor de 27 livros, em áreas como as organizações positivas, a liderança, a comunicação, a ética e responsabilidade social das organizações, e a gestão internacional de recursos humanos. Publicou várias dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais, incluindo Journal of Business Research, Journal of Organizational Change Management, Creativity and Innovation Management Journal, Journal of Happiness Studies, Journal of Humanistic Psychology e Service Industries Journal. Tem desenvolvido consultoria em comportamento organizacional e gestão de recursos humanos, e realizado dezenas de conferências, seminários, workshops e eventos de formação de executivos nas mesmas áreas. Foi agraciado com diversos prémios e menções honrosas, em Portugal e no estrangeiro.

Ler mais

Miguel Pina e Cunha

Miguel Pina e Cunha é professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e director académico do The Lisbon MBA. É doutorado em Gestão pela Universidade de Tilburg e agregado em Teoria das Organizações pela Universidade Nova de Lisboa. Entre os seus livros mais recentes contam-se Liderança positiva(Sílabo, 2009), Sim, chefe (Sílabo, 2009), Empresa, progresso e contestação: O primeiro século de estudos organizacionais (Sílabo, 2010) e Porque não gosto do meu chefe (Sílabo, 2010). Assina uma coluna mensal no Jornal de Negócios. Recebeu o Prémio RH 2007 na categoria investigação, em conjunto com Arménio Rego. Pode ser contactado pelo endereço de e-mail mpc@fe.unl.pt.

Ler mais