Sinopse
A essência da positividade organizacional assenta em quatro princípios básicos:
- As pessoas dispõem de inúmeras forças, frequentemente negligenciadas, tanto por si próprias como pelas organizações em que trabalham.
- O modo como os gestores e as organizações actuam para com os seus colaboradores influencia vigorosamente a maneira como tais forças são aproveitadas e desenvolvidas.
- O fomento dessas forças cria uma cascata de efeitos positivos sobre as equipas e as organizações (que se tornam mais eficazes), e sobre os próprios indivíduos (que encontram mais significado no seu trabalho e se tornam mais felizes).
- Os gestores e as organizações devem assumir o papel de agentes da positividade e os indivíduos devem identificar as suas forças, desenvolvê-las e procurar os contextos em que podem fazer uso das mesmas, fomentando-as.
A diversidade de temas positivos abrangidos neste livro torna-o uma ferramenta útil para uma vasta gama de leitores:
- Líderes de equipas e executivos ou formadores com papéis de coaching.
- Gestores quaisquer que sejam a suas áreas de acção.
- Formadores e facilitadores de sessões de desenvolvimento pessoal, especificamente em áreas comportamentais e motivacionais.
- Profissionais com funções exigentes do ponto de vista da resistência psicológica (comerciais, gestores, desportistas, prestadores de cuidados de saúde).
- Investigadores que, numa óptica de investigação-acção, pretendem validar o impacto de intervenções positivas no contexto das organizações.
- Estudantes que, não circunscrevendo os seus interesses à formatação dos cursos que frequentam, desejam melhorar competências sociais e psicológicas que lhes facilitem o ingresso na vida organizacional e o sucesso profissional.
- Leitores desejosos de se compreenderem melhor e de se motivarem para o sucesso pessoal/profissional e para o seu bem-estar social e psicológico.
Ler mais
Autor(es)
Mário Ceitil
MÁRIO CEITIL (mceitil@cegoc.pt) é director associado da CEGOC. Consultor e formador em empresas, organizações e Administração Pública desde 1981, participou em projectos internacionais liderados pelo Grupo CEGOS.
É professor convidado da Universidade Lusófona e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica.
É consultor CMC (Certified Management Consultant) pelo ICMCI - The International Council of Management Consulting Institutes.
É ainda formador certificado em Appreciative Leadership peta CPC (Corporation for Positive Change).
Publicou mais de uma centena de artigos em jornais e revistas, e os livros O Carro de Jagrená - A Gestão das Pessoas nos Contextos da Modernidade, Sociedade, Gestão e Competências, Gestão e Desenvolvimento de Competências, Gestão e Desenvolvimento de Competências (org.) e Gestão de Recursos Humanos para o séc. XXI.
Ler mais Miguel Pereira Lopes
Miguel Pereira Lopes é professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, tem um doutoramento em Psicologia Aplicada e um pós-doutoramento em Economia, ambos pela Universidade Nova de Lisboa. Autor de diversas obras, foi professor e investigador na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, no INA, no ISPA, entre outras instituições.
É ainda presidente da direcção do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC). Recebeu o Prémio RH 2008 na categoria de investigação. É um networker inveterado e pode ser contactado através do endereço mplopes@iscsp.utl.pt. Se quiser descobrir o seu contacto telefónico pessoal, basta ler este livro e colocar os seus ensinamentos em prática.
Ler mais Arménio Rego
ARMÉNIO REGO (armenio.rego@ua.pt) é doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas. Ensina na Universidade de Aveiro.
É autor e co-autor de 27 livros, em áreas como as organizações positivas, a liderança, a comunicação, a ética e responsabilidade social das organizações, e a gestão internacional de recursos humanos.
Publicou várias dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais, incluindo Journal of Business Research, Journal of Organizational Change Management, Creativity and Innovation Management Journal, Journal of Happiness Studies, Journal of Humanistic Psychology e Service Industries Journal.
Tem desenvolvido consultoria em comportamento organizacional e gestão de recursos humanos, e realizado dezenas de conferências, seminários, workshops e eventos de formação de executivos nas mesmas áreas.
Foi agraciado com diversos prémios e menções honrosas, em Portugal e no estrangeiro.
Ler mais Miguel Pina e Cunha
Miguel Pina e Cunha é o titular da cátedra Fundação Amélia de Mello na Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa. Tem estudado as organizações como processos paradoxais. Publicou recentemente Organizational Paradox (2022) e Elgar Introduction of Organizational Paradox Theory (2021).
Ler mais