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Olhar de Maldoror - singularidades de um cinema político

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Maria do Carmo Piçarra

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Sinopse

Analiso a singularidade da obra de Maldoror procurando compreender como a invisibilidade e invisibilização a que foi remetida decorre do desalinhamento e insubmissão da autora sobreposta à intermedialidade dos seus filmes e à circunstância de ser mulher. Ao fazê-lo, procuro contribuir para o estudo da emergência de cinematografias nos países africanos de língua oficial portuguesa. Após a utilização do cinema como arma nas lutas de libertação, este foi usado tanto para forjar e cimentar identidades culturais nacionais como para projectar, interna e externamente, as novas nações.

(Da introdução)

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Autor

Maria do Carmo Piçarra

Maria do Carmo Piçarra é investigadora contratada no ICNOVA‑FCSH, professora na Universidade Autónoma de Lisboa e programadora de cinema. Doutorada em Ciências da Comunicação, os seus principais temas de investigação são as representações cinematográficas (pós)coloniais, a propaganda filmada e a censura durante a ditadura em Portugal, as mulheres nas descolonizações e os usos militantes da imagem. Publicou, entre outros títulos e artigos em revistas científicas, Olhar de Maldoror. Singularidade de um cinema político (2022), Projectar a Ordem. Cinema do Povo e propaganda salazarista (2020), Azuis Ultramarinos. Propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo (2015). Foi editora principal de (Re)Imagining African Independence. Film, Visual Arts and the Fall of the Portuguese Empire (2017) e, com o realizador Jorge António, da trilogia Angola, o Nascimento de Uma Nação (2013, 2014, 2015).

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