Partilhar

Obras Completas Vol. III: Manifestos, Textos Críticos e Afins

Mário-Henrique Leiria

Em Stock



Desconto: 10%
22,41 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Mário-Henrique Leiria nunca foi autor de esconder as suas opiniões e este volume revela-o em pleno.

Grosso modo inédito em formato livro, este terceiro volume das obras de Mário-Henrique Leira reune os mais dispersos materiais saídos da pena do génio do surrealismo português.

Manifestos, Textos críticos, Cartas, e um sem número de textos que não se enquadram em categoria nenhuma. O autor escreve e opinia sobre tudo e todos. Este é o retrato de Portugal e do mundo visto por um autor diferente de uma forma diferente.

A perspectiva da análise política, social e artística é sempre corrosiva e incómoda (e muito divertida) e permite pela primeira vez ao leitor português uma leitura mais abrangente sobre o homem e a sua obra.

«Porque será que estes poetas não podem – ou não querem – ser humanos? Porque será que, para eles, uma árvore não é apenas uma árvore e uma janela tem sempre de ser tão complicada como um tratado de filosofia?

“O seu olhar era claro

e o seu corpo era manhã”

 “O seu corpo era manhã”!... Irra, porque razão o corpo não havia de ser apenas um corpo, um bom e sensual corpo, mas, acima de tudo, um corpo? “O seu corpo era manhã”!! Ora que esta!! Que diabo de ideia! Era bem feito que, cada vez que ele procurasse um corpo, apenas encontrasse uma manhã, uma manhã bem fria que o pusesse a espirrar e a bater o queixo.» in Diário

Ler mais

Autor

Mário-Henrique Leiria

Mário-Henrique Leiria (1923-1980) é um dos grandes nomes das letras lusas e um dos autores de culto do século XX.

Expoente maior do surrealismo, Mário-Henrique Leiria foi um fazedor de literaturas alternativas, quer como escritor – sempre experimentalista e brilhante –, quer como tradutor de várias literaturas e géneros de vanguarda na época (Ficção Científica ou Policial Psicológico).

Sendo a obra de Mário-Henrique Leiria curta, aborda os mais diversos géneros e formas. Além dos famosos Contos do Gin-Tonic e dos Novos Contos do Gin-Tonic, podemos encontrar poesia, colagem, novela, cartas, traduções, prefácios e artigos.

Autor de culto, é certamente uma das vozes mais originais e invulgares das letras lusas do século passado. Além de escritor, foi editor no Brasil, onde esteve exilado, pintor e encenador.


Ler mais