Partilhar

O Santuário de Nossa Senhora de Aires - Arquitectura e Devoção (1743-1792)

Raquel Seixas

Em Stock



Desconto: 10%
15,26 € 16,96 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A surpresa e o fascínio causados pela presença de um dos maiores e mais importantes santuários marianos do Alentejo no cenário campestre alentejano, num local ermo e distante dos grandes centros urbanos, motivaram o estudo que deu origem a este livro.

Sendo consensual o reconhecimento e a importância do Santuário de Nossa Senhora de Aires, em Viana do Alentejo - enquanto modelo arquitectural de referência no contexto da história da arte alentejana e nacional do século XVIII -, a verdade é que as grandes questões histórico-artísticas inerentes à sua construção permaneciam por explicar e clarificar.

Este livro traz, finalmente, uma nova luz sobre a luz que este monumento nos transmite.


Ler mais

Autor

Raquel Seixas

Raquel Seixas, natural de Caldas da Rainha é licenciada e mestre em História da Arte e investigadora no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-NOVA), onde se encontra a realizar o seu doutoramento dedicado à arquitectura do século XVIII no Alentejo, para o qual usufruiu de uma bolsa de doutoramento FCT entre 2016-2020 (SFRH/BD/108973/2015). O seu percurso académico tem previlegiado o estudo da arte barroca, com enfoque na arquitectura edificada no decorrer do século XVIII, contando com alguns artigos científicos publicados sobre esta temática. Em paralelo às suas actividades de investigação no IHA-NOVA, coordena o projecto de museologia, património e turismo do Santuário de Nossa Senhora de Aires (Monumento Nacional), integrado no Projecto de conservação, requalificação e musealização do referido santuário, com candidatura aprovada pelo Programa Operacional Regional Alentejano 2020.


Ler mais