Partilhar

O que há neste lugar? Guia de Exploração da paisagem

Maria Manuel Pedrosa, Joana Estrela

Em Stock



Desconto: 10%
14,85 € 16,50 €

Sinopse

Pensar em paisagem traz à memória um postal de férias de uma praia tropical ou de um castelo.
E o que fica fora do postal... também é paisagem? 
E se não for bela? 
Podemos estar dentro dela? 
Se fecharmos os olhos, desaparece? 
E quando não há natureza ainda é paisagem?  

A paisagem é um fio infinito que se estende na natureza, um elemento ligando-se ao outro, uma paisagem entrando noutra. Somos parte deste fio. Vamos desenrolá-lo.
No final, saberemos o que há neste lugar.  

Um guia que nos desafia a ler o espaço à nossa volta, a detetar pormenores, a sentir o invisível. Propõe atividades para explorar o que cada lugar tem de especial, mas também o que pode ser melhorado. Porque tão importante como observar a paisagem é saber tratar bem dela.

Afina, é a nossa primeira casa

Ler mais

Autor(es)

Maria Manuel Pedrosa

Estudou Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, e começou a trabalhar em comunicação publicitária. Passados sete anos mergulhou na área da comunicação para a sustentabilidade por acreditar que “juntos podemos fazer coisas fantásticas neste planeta”.

Neste âmbito, fez um mestrado sobre a responsabilidade social das empresas na Steinbeis-Hochschule de Berlim, para investigar porque é que parece ser tão difícil melhorar as coisas (quando talvez não seja assim tanto).

Partilhou com Isabel Minhós Martins projetos de comunicação pedagógica e foi esta experiência que as levou a escrever juntas o livro Cá Dentro, um guia para descobrir o (incrível) mundo do cérebro, das emoções, das tomadas de decisão ou da criatividade. Em preparação têm já outros projetos, sempre tendo em vista a ideia de que é colaborando uns com os outros enquanto sociedade que conseguimos os maiores feitos.

Ler mais

Joana Estrela

Nascida em Penafiel, em 1990, Joana Estrela começou cedo a desenhar retratos de família, sobre os quais escrevia legendas divertidas. Um dos seus clássicos para prendas de anos consistia em fazer listas de coisas-que-dizemos-quando-estamos zangados, aplicando a ideia aos diferentes membros da família. À mãe, por exemplo, calhou um retrato rodeado pelos principais ralhetes com que brindava o pai, como “Não calques os tapetes do quarto!” ou “Começas logo a comer e nem cortas a carne às tuas filhas!”.

O seu método de trabalho não mudou muito desde então, até porque o que a motiva a começar um livro continua a ser o seu próprio divertimento.

Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto (2012). Passou por Budapeste e Vilnius, e voltou ao Porto, onde trabalha em ilustração e banda desenhada.

Em 2014, a Plana publicou o seu primeiro livro, Propaganda. Em 2016, o Planeta Tangerina publica Mana, a obra vencedora do I Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado.

Em 2016, Mana ganhou na Amadora BD o prémio para Melhor Ilustração de Livro Infantil (Autor Português).

Ler mais