Partilhar

O Mundo Problemático das Redes Sociais

Victor Correia

Em Stock



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As redes sociais estão muito marcadas por esta ambivalência: por um lado permitem que as pessoas sejam mais elas mesmas, devido ao anonimato e ao facto de não se estarem frente a frente umas com as outras, permitindo-lhes por isso dizerem o que sentem e o que pensam (por exemplo através dos comentários ofensivos ou dos discursos de ódio). Por outro lado, as redes sociais permitem que as pessoas se escondam e construam sobre si, perante as outras pessoas, uma imagem fictícia, fazendo-se passar por quem não são, dizendo o que na verdade não pensam, de modo a cativarem melhor os outros (por exemplo nos amores virtuais), ou a cultivarem o “politicamente correto”.

Nunca as pessoas comunicaram tanto umas com as outras como nas redes sociais, mas por outro lado nunca se sentiram tão sós, por passarem tantas horas seguidas dependentes e alienadas num mundo virtual. Nunca houve tanta informação como nas redes sociais, mas por outro lado nunca houve tanta desinformação e tanta poluição informativa. Os utilizadores das redes sociais são apanhados por muitas armadilhas da comunicação e da informação, pois nem tudo o que se quer comunicar é comunicação, nem tudo o que se quer informar é informação, a comunicação é por vezes anti comunicação, e a informação é por vezes contra informação, e as amizades não passam de amizades virtuais, de pessoas que nunca se conheceram, não se conhecem, nem nunca se conhecerão.

***

As redes sociais são algo novo no mundo de hoje, muitas coisas passam pelas redes sociais, muitas coisas passam apenas através delas, e trouxeram vários benefícios e vantagens aos seus utilizadores. No entanto, as redes sociais também trouxeram e trazem muitos problemas e muitas desvantagens, sobretudo devido ao seu mau uso, aumentado e proporci- onados pela forma de comunicação das redes sociais. Há diversos mundos nas redes sociais, incluindo os mundos problemáticos, alguns deles originados e outros especialmente incentivados pelas redes sociais. Este livro tem como objetivo mostrar em que consistem esses problemas e esse mau uso, mostrar a sua especificidade, e fazer uma reflexão sobre as suas causas e as suas consequências.

Ler mais

Autor

Victor Correia

Victor Correia frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma (formação em Filosofia). Frequentou também o curso de piano, durante alguns anos. Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Formação Educacional, na mesma Faculdade, e tem o Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (formações obtidas antes do Processo de Bolonha). É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris. É pós-doutorado em Ética e Filosofia Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções de docência na sua área de formação, e tem organizado e apresentado palestras em várias conferências. É membro de algumas associações científicas e culturais. Tem publicado diversos artigos em jornais, e em revistas nacionais e internacionais. Tem também alguns livros publicados.

Ler mais