Partilhar

O Meu Corpo é Uma Orquestra

José Fanha, Carlos Garcia, Raquel Santos

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro foi concebido para que funcionasse como folheto de um espetáculo/oficina com o mesmo nome. Destinado a um público infantil, este é um espetáculo interativo, de partilha entre três formas artísticas: a poesia declamada por José Fanha, a música tocada por Carlos Garcia, e a dança de Raquel Santos e João Fanha.

Embarca-se numa viagem que explora a criatividade e o improviso, mas acima de tudo o respeito e a valorização das diferenças culturais. Entre visitas à música e dança afro-caribenha, portuguesa, sul e norte-americana, este livro e espetáculo é uma oportunidade para conhecer diferentes culturas, num elogio à diversidade mas também universalidade da essência humana.


Ler mais

Autor(es)

José Fanha

José fanha, Filho de um oficial do Exército Português e de uma professora de Música, nasceu em Lisboa, em 1951, e fez os seus estudos liceais no Colégio Militar, entre 1961 e 1968. De 1968 a 1969, frequentou o Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes. Entre 1969 e 1976, foi jornalista do jornal Record; colaborou na «Mosca», suplemento humorístico do Diário de Lisboa; foi desenhador de Arquitetura no Ministério das Obras Públicas e nos ateliers dos arquitetos Maurício de Vasconcelos, Frederico Georges e Manuel Vicente; e desempenhou ainda outras atividades na área da publicidade. Em 1976, licenciou-se em Arquitetura, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (ESBAL), tendo trabalhado, durante um breve período, como arquiteto, na empresa ESTIL. É coautor do projeto de arquitetura do Centro Cultural da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau (1978). Entre 1978 e 2009, foi docente do Ensino Secundário, tendo lecionado diversas disciplinas, entre as quais História das Artes Visuais, História da Arte em Portugal, Teoria do Design, Geometria Descritiva, Técnicas de Expressão e Práticas de Representação e Educação Visual. Foi orientador pedagógico na formação de professores da área de Estudos Artísticos na Escola Superior de Educação de Lisboa, entre 1986 e 1989, e tem o estatuto de Formador de Formadores, reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho. Concluiu o Mestrado na área de Educação e Leitura, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2007. É Doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, na área de História da Educação e da Cultura Escrita. Dramaturgo, é autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema, e poeta e escritor de literatura infanto-juvenil. Pontualmente tem participado, como ator, no teatro, televisão e cinema. Como poeta, é divulgador de poesia e declamador, tendo participado em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre os quais os míticos José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, e outros.

Ler mais

Carlos Garcia

Natural de Torres Vedras, é um artista multidisciplinar. Enquanto pianista, colaborou com nomes influentes da música portuguesa e internacional. Como compositor e arranjador, criou inúmeras obras originais para música erudita e arranjos para ensembles das mais variadas formações. Desde 2008, é professor na Escola Superior de Música de Lisboa, desenvolvendo projetos e canções para crianças. 

Ler mais

Raquel Santos

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, além do seu trabalho em galerias, lecionou Expressão Plástica e desenvolveu trabalhos em design gráfico. É ainda professora e bailarina de danças sociais e acredita na interdisciplinaridade como ferramenta que potencia a criatividade.

Ler mais