Partilhar

O Lado B da Europa - Viagem às 28 Capitais

Bernardo Pires de Lima

Poucos exemplares em stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

EUROPA, SÉCULO XXI: UM RETRATO POLÍTICO E SOCIAL

Bernardo Pires de Lima, um dos mais consistentes comentadores da actualidade política internacional, viajou pelas 28 capitais da Europa ao longo de um ano. O resultado é um mapa das mudanças e dos desafios que o Velho Continente enfrenta no novo século, numa viagem que transporta o leitor para o quotidiano destas cidades. «Entre Janeiro e Novembro de 2017, percorri todas as 28 capitais da União Europeia. Ao longo de 11 meses, fiz 54 viagens de avião, quatro de comboio, duas de autocarro e 563 quilómetros a pé. O objectivo era perspectivar a Europa através de uma grande angular, num ano crucial, e registar o momento  geopolítico decisivo que o continente enfrenta a partir de cada uma das suas capitais, abordando alguns dos principais debates internos, testemunhando as decisões mais importantes, e entrevistando líderes nacionais nos mais variados sectores da sociedade.»

Ler mais

Autor

Bernardo Pires de Lima

Bernardo Pires de Lima (Lisboa, 1979) é investigador associado no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, colunista e analista de política internacional no Diário de Notícias, na RTP e na Antena 1, e sócio da FIRMA, onde lidera a área de Foresight.

Foi investigador no Center for TransatlanticRelations da Universidade Johns Hopkins, em Washington DC, e no Instituto da Defesa Nacional. Escreveu Portugal na Era dos Homens Fortes (2020), O Lado B da Europa: Viagem às 28 Capitais (2018), Administração Hillary (com Raquel Vaz‑Pinto, 2016), Putinlândia (Prémio José Medeiros Ferreira 2016), Portugal e o Atlântico (2016), A Síria em Pedaços (2015),

A Cimeira das Lajes (2013) e Blair, a Moral e o Poder (2008). Tem sido conferencista em várias universidades, think tanks e academias diplomáticas, com artigos de opinião publicados na imprensa internacional, casos do Huffington Post, The National Interest, Hurriyet Daily News, Berlin Policy Journal, The Diplomat, Deutsche Welle, BBC, RFI e Reuters. 

Ler mais