Partilhar

O Homem Infinito: Vida e Obra de Nadir Afonso

Guilherme Pires

Poucos exemplares em stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
15,56 € 19,45 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«A arte clarifica os espíritos e dignifica o homem. A Arte Humaniza»

Nadir Afonso, um homem sem limites. Como o círculo perfeito que desenhou na parede da sala dos pais, quando tinha quatro anos, pareceu ter uma vida infinita, em movimento perpétuo.

Partiu de Chaves para o mundo. Foi um arquiteto talentoso, modernista, que trabalhou com dois mestres em França e no Brasil: Le Corbusier e Oscar Niemeyer. Recusando a ideia de que a arquitetura é uma arte, prescindiu dela em prol da pintura, a sua verdadeira vocação e obsessão.

Pertenceu às vanguardas europeias da pintura abstracionista, geométrica e cinética da segunda metade do século XX, privando com figuras como Victor Vasarely, Fernand Léger, Max Ernst, Júlio Resende ou Candido Portinari. Criou uma obra plástica abundante, singular e intemporal. Em simultâneo, construiu uma filosofia estética sólida e complexa, na qual revela os mecanismos da criação artística e o sentido da arte.

Homem de paixões, teve várias relações em França, mas foi em Laura, o seu verdadeiro amor, que encontrou porto seguro, dedicando-se a ela durante 36 anos, até ao fim. Sempre humilde, sempre convicto das suas ideias e dos méritos do seu trabalho artístico, tornou-se um nome incontornável da pintura e da arquitetura portuguesa.

Nem todos o compreenderam. Muitos o celebraram. Esta é a sua biografia.


Ler mais

Autor

Guilherme Pires

Guilherme Pires nasceu em Castelo Branco em 1982. Quis ser futebolista, guitarrista, pianista. Fez-se leitor profissional e observador de nadas. Trabalha em edição desde 2008. É tradutor, editor, revisor de texto e escritor na oficina editorial Caixa Alta. Foi editor da Vogais e da Elsinore, onde publicou tanto autores consagrados (Svetlana Alexievich, Ali Smith, J. G. Ballard, Yuval Noah Harari) como novas e pujantes vozes literárias (Max Porter, Marina Perezagua, Eimear McBride, Raquel Gaspar Silva). Traduziu e reviu obras de Eduardo Galeano, Silvina Ocampo, George Orwell, Marina Perezagua, Samantha Schweblin, Amiri Baraka, Elias Canetti, J. M. Barrie, Jane Austen, Max Porter, Brian Dillon, Eliot Weinberger, entre outros.

Ler mais