Partilhar

O Gatuno e o Extraterrestre Trombudo

Paulo Galindro, Maria João Lopes

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
10,40 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Gatuno já não sabe o que há de fazer. A sua pacata vida de gato ficou de repente ameaçada pela chegada de um ser muito estranho, todo verde, com rodinhas e uma tromba enorme através da qual respira, cheira e come! Mas a ele não o enganam, não. Aquilo é de certeza um extraterrestre, um alien igualzinho aos que aparecem na televisão. Esta criatura do outro mundo quer de certeza apoderar-se do seu território, especialmente a marquise lá de casa, e ganhar o afeto dos donos, tudo para que ele, pobre gato, passe para segundo plano. Mas o Gatuno não vai em cantigas e fará o que puder para enfrentar o inimigo e para que tudo volte a ser como dantes.Maria João Lopes é jornalista freelancer e colaboradora do jornal Público. Natural de Guimarães, estudou jornalismo na Universidade de Coimbra. Hoje vive em Lisboa, onde divide a casa com o Fellini e a Lolita, os gatos que inspiraram O Gatuno e o Extraterrestre Trombu-do, texto vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca 2011, atribuí-do pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo jornal Expresso.Paulo Galindro começou a sua atividade de ilustrador em cima de um lençol de papel, ao som das máquinas de impressão da gráfica onde o pai trabalhava. O cheiro das tintas e a brancura das folhas determina-ram aquilo que iria fazer mais tarde: desenhar casas, ilustrar livros in-fantis e preservar o irresistível desejo de ser astronauta, uma profis-são que de certo modo consegue ter, porque passa a vida noutros planetas. Anos depois, licenciou-se em arquitetura, teve dois filhos lindíssimos, assustou-se com o Cuquedo, foi mordido por um tubarão na banheira, enfrentou a ira do gato Gatuno, entre outras coisas inte-ressantes que lhe acontecem diariamente. Sempre que pode está a beber chá ou café, a comer dióspiros com canela ou a viver uma apai-xonada história de amor com o mar onde desenha muitas outras coisas em cima de uma prancha. . O texto de O Gatuno e o Extraterrestre Trombudo foi vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca 2011, atribuído pela Fundação Calous-te Gulbenkian e pelo jornal Expresso. Esta distinção é uma das mais importantes do país na categoria de literatura para a infância. . O talento de Paulo Galindro contribui para dar uma vida ainda mais divertida ao texto de Maria João Lopes. Paulo Galindro ilustrou al-guns livros de excelência, como por exemplo O Tubarão na Banheira, de David Machado, ou O Cuquedo, de Clara Cunha.

Ler mais

Autor(es)

Paulo Galindro

Paulo Galindro nasceu em 1970. Licenciado em arquitetura, é autor de diversos livros ilustrados, feitos em parceria com alguns dos mais importantes escritores nacionais e internacionais, como Luís Sepúlveda, António Mota, David Machado, entre outros. Viu a sua obra premiada por diversas vezes. Juntamente com Natalina Cóias criou o coletivo de ilustração Pintarriscos.

Ler mais

Maria João Lopes

Maria João Lopes é jornalista freelancer e colaboradora do jornal Público. Natural de Guimarães, estudou jornalismo na Universidade de Coimbra. Hoje vive em Lisboa, onde divide a casa com o Fellini e a Lolita, os gatos que inspiraram O Gatuno e o Extraterrestre Trombudo, texto vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca 2011, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo jornal Expresso.

Ler mais