Partilhar

O Essencial sobre os Salvadores Portugueses Nº140

Margarida de Magalhães Ramalho

Envio em 10 dias



Desconto: 10%
6,75 € 7,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«A II Guerra Mundial corresponde a um dos períodos mais negros da História recente. A política de extermínio não só do povo judeu mas também de ciganos e eslavos levada a cabo pela Alemanha nazi veio demonstrar que países, até aí, tidos como civilizados podiam, por contingências da História, deixar vir ao de cima o que de pior existe no ser humano.

Entre todo este horror, porém, houve gente que não ficou neutra. No caso português, e excluindo exemplos pontuais ainda não estudados, três diplomatas, Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Carlos Teixeira Branquinho, como também o padre Joaquim Carreira e José Brito Mendes, tiveram a coragem de não ficar indiferentes. Diz o Talmude, um dos livros sagrados judaicos, que quem salva uma vida salva o universo. E foi o que todos eles fizeram.» (da contracapa)

Ler mais

Amostra

Autor

Margarida de Magalhães Ramalho

Licenciada em História da Arte e investigadora do Instituto de História Contemporânea. Comissariou as exposições «Porto 1865 – Uma Exposição» e «D. Carlos de Bragança, a Paixão do Mar». Como freelancer, comissariou também várias outras exposições, entre as quais, no âmbito das comemorações do centenário da República, a exposição «100 Anos de Património, Memória e Identidade».

Ler mais