Partilhar

Desconto: 10%
18,89 € 20,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O exercício da Medicina, outrora baseado na tradicional relação hipocrática médico-doente, evoluiu para a prestação de cuidados de Saúde exercida por seres humanos, naturalmente falíveis, mas operando hoje no seio de organizações complexas e com recurso a tecnologias cada vez mais sofisticadas. Esta mudança associada à natureza marcadamente incerta da biologia do Homem doente, cria um enorme potencial para a ocorrência de erros. A Medicina Clínica é hoje, mais do que nunca, a “ciência do incerto e a arte da probabilidade” Osler.
Este livro aborda os Erros da Medicina, ponte de um enorme iceberg oculto. Estuda os seus mecanismos de ocorrência, em moldes gerais e a propósito de cada especialidade médica, que vai ilustrando com exemplos. Aborda o erro na perspectiva individual e na do sistema, abrindo horizontes para uma análise séria dos acidentes numa fundamental óptica organizacional. Aborda ainda os conflitos éticos em torno do Erro, o modo como os média olham os erros ligados à Saúde e ainda, o tratamento jurídico que deverá ser dado ao Erro Médico, na sua distinção fundamental com a negligência.
A mensagem deste livro pretende ser clara – na Medicina os erros são inevitáveis e a sua análise deverá incidir mais sobre os vícios do sistema e menos sobre a tão banalizada, culpabilização dos indivíduos. A fiabilidade e a qualidade de uma organização médica residem fundamentalmente no modo como sabe lidar com os seus erros, minimizando as suas consequências e aprendendo a preveni-los.

Índice

I. Introdução
II. Errar é Humano
III. Causas e Mecanismos dos Erros em Medicina
IV. O Erro nas Diferentes Especialidades Médicas
V. Como evitar os Erros em Medicina
VI. O Erro como Periferia do Sistema
VII. Organizações de Saúde: por uma Cultura da Fiabilidade
VIII. Conflito de interesses e Erro em Medicina
IX. Implicações Éticas dos Erros em Medicina
X. Divulgação do Erro em Medicina
XI. O Erro Médico na Perspectiva Jurídica

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor(es)

Luís Martins

Ler mais