Partilhar

O Direito de Sequência dos Artistas Plásticos

Coleção de Estudos de Direito Intelectual

Lourenço Noronha

Em Stock



Desconto: 20%
20,16 € 25,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As obras plásticas podem, em teoria, ser reproduzidas. Contudo, residindo no original o verdadeiro valor económico da obra, a reprodução de pouco vale aos artistas plásticos: enquanto escritores e músicos recebem uma remuneração por cada cópia das suas obras, os artistas não costumam retirar dos seus trabalhos outro benefício que não o preço pelo qual os alienem.
Para aliviar essa circunstância, o direito de sequência atribui-lhes uma compensação por cada revenda das suas obras. É nada menos do que o principal direito de autor ao dispor dos artistas plásticos.
Não obstante, é muitas vezes incompreendido. Vários são os autores que não lhe fazem senão uma menção passageira; outros vão mesmo ao ponto de o considerar estranho ao Direito de Autor.
Julgou-se por isso pertinente dedicar uma investigação aprofundada ao direito de sequência, na qual se procurou traçar-lhe a evolução, compreender-lhe o regime, e identificar-lhe a natureza.

Ler mais

Amostra

Autor

Lourenço Noronha

Licenciado e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.Foi advogado e assistente convidado na FDUL, e é actualmente adido de Embaixada junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


Ler mais