Partilhar

16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este romance pretende abordar os múltiplos desafios postos à Igreja, ao cidadão comum e particularmente aos jovens, na sequência das exigências que a sociedade igualitária e globalizada impõe, passando pela irreversibilidade do progresso da ciência e das suas aplicações emergentes, evidenciando as ligadas à Inteligência Artificial. O romance atravessa a visão das pessoas relativamente ao futuro que as espera, onde imperam a desilusão, a insegurança e a descrença nos múltiplos poderes estabelecidos, incapazes de encontrarem soluções compatíveis com as suas expectativas, onde começam a agigantar-se as sombras do transumanismo na sobrevivência da espécie.

O padre Eugénio, estudioso do fenómeno da metamorfose cultural, social e científica, os jovens Adélia e Ernesto, intérpretes naturais dessa transformação conjuntamente com o seu grupo de amigos, são figuras centrais do drama, iniciado em tempo de férias escolares, numa aldeia do Norte do país. A obra culmina com uma visão fantasmagórica do julgamento da espécie.


Ler mais

Autor

Leopoldo Guimarães

LEOPOLDO GUIMARÃES nasceu em Lisboa. Professor universitário, desempenhou funções de Reitor da Universidade NOVA de Lisboa e de Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/NOVA. Medalha de ouro da cidade de Almada, Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros. Para além da ampla actividade no âmbito da Ciência e Tecnologia, publicou várias obras na literatura de ficção. Tem dedicado grande parte da sua vida às relações de proximidade, numa dimensão marcadamente humanista, tentando contribuir para uma visão integrada da ciência, arte e cultura.

Ler mais