Partilhar

O Calendário da Sabedoria

Lev Tolstói

Em Stock



Desconto: 10%
20,99 € 23,32 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Inédita em Portugal, esta é uma das últimas grandes obras de Lev Tolstoi. Com ela, Tolstoi realizou um sonho que acalentava há quase 15 anos, o de «reunir num livro a sabedoria dos maiores filósofos e textos sagrados de todos os tempos e de todos os povos.”

Criado por um dos maiores romancistas e pensadores do mundo, O Calendário da Sabedoria representa o melhor do legado espiritual mundial, baseado nas maiores obras de religião, filosofia e literatura que o mundo já testemunhou. 

Amplamente lido na Rússia pré-revolucionária, banido e esquecido sob o comunismo, e recentemente redescoberto, O Calendário da Sabedoria é um guia diário que ilumina o caminho de uma vida que vale a pena ser vivida, onde Tolstoi partilha as suas reflexões e as complementa com citações de conhecidos filósofos como: Marco Aurélio, Buda, Lao Tzu, Epicteto, Kant, Ralph Waldo Emerson, entre outros.

O seu lugar é entre os livros da nossa história que nunca deixarão de nos ensinar a essência do que é importante neste mundo, e será, para os seus leitores, um guia prático espiritual sobre como viver em paz consigo mesmo e como ter uma vida repleta de bondade, realização e felicidade.

“Espero que os leitores deste livro sintam a mesma sensação de benevolência e ascensão que eu próprio senti enquanto trabalhava na sua criação, e que volto a sentir uma e outra vez, quando o releio todos os dias, ao preparar o alargamento e aperfeiçoamento da edição anterior.” - Lev Tolstoi

“Só pode haver uma revolução permanente — uma revolução moral; a regeneração do homem interior. Como se dará esta revolução? Ninguém sabe como acontecerá na humanidade, mas todo o homem sente essa revolução dentro de si. E, no entanto, no nosso mundo, todos pensam em mudar a humanidade, e ninguém pensa em mudar-se a si mesmo." - Lev Tolstoi

"A sua vida foi um esforço constante, uma onda ininterrupta de esforços para encontrar a verdade e para praticá-la. Ele nunca tentou escondê-la ou abrandá-la, mas sim colocá-la diante do mundo na sua totalidade, sem equívocos ou concessões, sem medo de qualquer poder terreno."- M. K. Gandhi


Ler mais

Autor

Lev Tolstói

Também conhecido como Léon Tolstói ou Lev Nikoláievich Tolstói (9 de setembro de 1828 - 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo muito influente na literatura e política do seu país.
Junto a Fiódor Dostoievski, Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. As suas obras mais famosas são Guerra e Paz e Anna Karenina.
Membro da nobreza, entre 1852 e 1856 realizou três obras autobiográficas: MeniniceAdolescência e Juventude.
Tolstói serviu no exército durante as guerras do Cáucaso e durante a Guerra de Criméa como tenente. Esta experiência convertê-lo-ia em pacifista.
Associado à corrente realista, tentou reflectir fielmente a sociedade em que vivia.
Cossacos (1863) descreve a vida deste povo.
Anna Karenina (1867) conta as histórias paralelas de uma mulher presa nas convenções sociais e um proprietário de terras filósofo (reflexo do próprio Tolstói), que tenta melhorar as vidas de seus servos.
Guerra e Paz é uma monumental obra, onde Tolstói descreve dezenas de diferentes personagens durante a invasão napoleônica de 1812, na qual os russos pegaram fogo a Moscovo.
Tolstói teve uma importante influência no desenvolvimento do pensamento anarquista, concretamente, considera-se que era um cristão libertário. O príncipe Kropotkin lhe citou no artigo Anarquismo da Enciclopédia Britânica de 1911.
Nos seus últimos anos depois de várias crises espirituais converteu-se numa pessoa profundamente religiosa, criticando as instituições eclesiásticas em Ressurreição, o que provocou a sua excomunhão.
Tolstói tentou renunciar as suas propriedades em favor dos pobres, mas a sua família impediu-o. Tentando fugir da sua casa morreu na estação ferroviária de Astapovo.

Ler mais