Partilhar

Nudge

Richard H. Thaler

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como decidir melhor em questões de saúde, riqueza e felicidade.

Do vencedor do Prémio Nobel da Economia 2017, Richard H. Thaler, em co-autoria com Cass R. Sunstein, chega-nos um livro revelador sobre o modo como decidimos – e como podemos decidir melhor. Todos os dias tomamos decisões importantes – sobre a escola e saúde dos filhos, sobre o que compramos, o que comemos ou como investimos o nosso dinheiro. Infelizmente, muitas vezes tomamos más decisões. Um simples preconceito, ou uma leitura equívoca das probabilidades, podem levar a que percamos a perspetiva racional, e passemos a fazer escolhas que apenas nos prejudicam.

Nudge – a obra de referência do Prémio Nobel Richard H. Thaler – explica-nos o processo de decisão e como podemos aperfeiçoá-lo. Com recurso a décadas de experiências no campo da economia comportamental, os autores mostram-nos como usar a “arquitectura da escolha”. Ou seja, como criar um ambiente óptimo que facilite a tomada de decisões certas. Um exemplo simples é a disposição da comida numa cantina escolar. Se os alimentos que estiverem mais à mão forem os melhores, é mais fácil os alunos escolherem a opção saudável. Por outras palavras, a decisão deles continua a ser livre, mas estão criadas as condições para que decidam melhor. E a regra aplica-se tanto a políticas estruturantes como às relações familiares ou laborais. Por outras palavras, um “pequeno empurrão” (nudge) pode fazer toda a diferença.

Ler mais

Autor

Richard H. Thaler

Richard Thaler é professor de Economia Comportamental na University of Chicago Booth School of Business. Em 2017, foi o vencedor do Prémio Nobel da Economia. Em 2015, tornou-se presidente da American Economic Association. Autor do livro Comportamento Inadequado, Coautor do bestseller NUDGE, com Cass R. Sunstein, e autor de THE WINNERS CURSE: PARADOXES AND ANOMALIES OF ECONOMIC LIFE, Thaler revela-nos, a partir de um confronto com os velhos padrões da Economia tradicional, um olhar singular sobre as fraquezas do ser humano na interseção entre Economia e Psicologia. As implicações desta realidade para os indivíduos, gestores e formuladores de políticas são, pela mão do autor, tão profundas quanto divertidas.

Ler mais