Partilhar

Nasci Com Passaporte de Turista

Alves Redol

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os textos reunidos neste volume […] ou constam da lista das obras de Alves Redol - como acontece com "Espólio" (1944) ou "O Comboio das Seis" (1946) - ou, porque vieram a lume em revistas significativas (a Vértice, por exemplo) e compilações colectivas de relevo ("Três Contos de Dentes para o Ofício 4001", in "Histórias Breves de Escritores Ribatejanos", 1968), ao longo de décadas, coincidem com fases de uma convicção estética que, não abjurando de um determinante sentido de busca, melhor denunciam a singularidade do autor.

Ler mais

Autor

Alves Redol

Escritor português, natural de Vila Franca de Xira, António Alves Redol nasceu a 29 de dezembro de 1911 e faleceu 29 de novembro de 1969. Figura central do Neorrealismo português, foi autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto. Filho de um pequeno comerciante ribatejano, obteve um curso comercial e, cedo, teve de se iniciar no mundo do trabalho. Ainda jovem, partiu para Angola à procura de melhores condições de trabalho, mas lá conheceu a pobreza e o desemprego. De regresso a Portugal, à capital, desenvolveu várias atividades profissionais e enveredou nos meandros da oposição ao Estado Novo ingressando no Partido Comunista. De início, tornou-se colaborador do jornal O Diabo, mas a sua veia literária acabaria por se manifestar em 1939. Empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social e, nesse mesmo ano, surgiu o seu primeiro romance, Gaibéus, cujo assunto, relacionado com problemas sócio-económicos vividos pelos ceifeiros, fez desta obra o marco do aparecimento do Neorrealismo.

A sua literatura não se caracteriza pela escrita de histórias ficcionadas, mas essencialmente pela abordagem da realidade social e de experiências vividas.

Ler mais