Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
8,72 € 10,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Novo livro de Daniel Blaufuks .

O desabafo de um filho em busca de um pai, ou quando as palavras têm de valer mais do que uma imagem de ausência – mesmo para um dos mais conceituados artistas visuais portugueses.

As fotografias captam uma presença, fixam uma imagem. Daniel Blaufuks sabe isso como poucos. Mas este livro é sobre uma ausência – a do seu pai, que se foi esfumando em vida desde que Daniel tinha dois anos –, e é uma investigação emocional feita sobretudo com palavras, e através da partilha crua e honesta de um longo processo de perda. 

Não Pai parte do momento em que chega uma carta da viúva do pai a comunicar a sua morte mais de um mês depois de esta ter acontecido, para depois percorrer um caminho de memórias confusas, enormes vazios e gestão de despojos – sejam os isqueiros de uma lista de herança rejeitada ou a angústia de uma fotografia que nunca se vai poder tirar. 

Ler mais

Autor

Daniel Blaufuks

Daniel Blaufuks tem trabalhado sobre a relação entre a memória pública e a memória privada, um tema que é uma das constantes interrogações no seu trabalho como artista visual. Tem exposto largamente em museus, galerias de arte contemporânea e festivais, trabalhando principalmente com fotografia e vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes. Possui um doutoramento da Universidade de Wales, para o qual escreveu sobre Fotografia e Cinema na sua relação com os textos de W.G. Sebald e Georges Perec, assim como a sua relação com a memória e o Holocausto. Em 2016 recebeu o prémio AICA pelas exposições Tentativa de Esgotamento e Léxico. Tem vários livros publicados na Tinta-da-china, o último dos quais Não Pai.

Ler mais