Partilhar

Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura

Ed.: Fernando Guerreiro, José Bértolo

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura reúne um conjunto de ensaios nos quais se reflecte sobre as  problemáticas da espectralidade e da morte nos campos da produção e da teorização das artes. Na primeira parte,  procede-se à questionação e à análise de algumas configurações que o tópico da morte conheceu na literatura, na  fotografia, no cinema, na literatura e nas artes de palco no decorrer dos últimos dois séculos. Num segundo momento, trata-se a espectralidade enquanto problema inerente à fotografia e ao pensamento crítico em torno desta arte,  interrogando diversos pressupostos da representação realista que lhe são comummente associados.  

Os ensaios reunidos são da autoria de Amândio Reis, Ana Campos, Fernando Guerreiro, Filipe Figueiredo, Golgona  Anghel, José Bértolo, José Duarte, Kelly Basílio, Luís Mendonça, Margarida Medeiros, Patrícia Soares Martins e Susana Lourenço Marques.

Ler mais

Autor(es)

Fernando Guerreiro

Ler mais

José Bértolo

É doutorado pela Universidade de Lisboa (2019) e investigador do Centro de Estudos Comparatistas. Tem desenvolvido trabalho nas áreas dos estudos fílmicos, da intermedialidade e da literatura comparada, com especial incidência em questões de ficção e narrativa, representação e figuração, ontologia e materialidade das imagens. Publicou, na Documenta, «Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut» (2016), «Sobreimpressões: Leituras de Filmes» (2019) e «Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues» (2020). Co-organizou os volumes «A Escrita do Cinema: Ensaios» (com Clara Rowland, Documenta, 2015), «Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura» (com Fernando Guerreiro, Húmus, 2019) e «Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano» (com Fernando Guerreiro e Clara Rowland, Bookbuilders, 2020), e co-editou, com Margarida Medeiros, um número da «Revista de Comunicação e Linguagens» dedicado a «Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema». Organizou e participou em conferências nacionais e internacionais, foi responsável pela programação de ciclos de cinema em espaços culturais e académicos, e tem colaborado com diversas instituições e websites.

Ler mais