Partilhar

Maus Hábitos

Alana Portero

Em Stock



Desconto: 10%
16,96 € 18,85 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um desafio a corações empedernidos: assim é Maus hábitos, a história lírica e feroz de uma menina presa num corpo de rapaz, desbravando o caminho rumo à sua identidade, à revelia de tudo e de si mesma.

«Eu, menina esperta, maricas encoberta, gaga, gorducha, com uma pala a cobrir-me o olho esquerdo e uns óculos maiores do que o desejável, era o oposto da imagem de uma pequena endiabrada […]. Quando os adultos olhavam para mim, achavam-me engraçada ou sentiam um pouco de pena, nada grave […]. Dava-me conta disso e aprendi a usá-lo a meu favor. Conseguia pensar em termos cruéis. A consciência de que necessitamos de um armário para nos escondermos torna-nos espertíssimos.»

Este romance leva-nos numa travessia pelo território mais íntimo da natureza humana — uma travessia da qual não saímos incólumes. Maus hábitos é a história do encontro de uma pessoa consigo mesma, alguém que nasce no corpo errado, no lugar mais triste e sem futuro, num tempo desolado. Pela mão da protagonista, vamos até à sua infância em San Blas — um bairro operário suburbano e dizimado pela heroína nos anos oitenta —, passamos pela adolescência selvagem nas noites clandestinas de Madrid e chegamos ao raiar do milénio, quando a promessa de liberdade é soterrada por um episódio de insuportável violência. Contudo, das cicatrizes mais fundas há de emergir não a redenção, mas a esperança.

«O grande feito deste romance é a sua delicada ternura, alcançado graças ao tom que a autora escolhe conscientemente usar em toda a trama.» El Cultural

«Peço-vos que leiam Maus hábitos para que compreendam em absoluto a escala de adversidade, sofrimento e perigo que é necessário enfrentar quando se cresce como pessoa trans.» Pedro Almodóvar

PRÉMIO TIME OUT PARA MELHOR LIVRO DO ANO | Espanha

UM DOS DEZ MELHORES LIVROS DO ANO | El País


Ler mais

Amostra

Autor

Alana Portero

Alana S. Portero nasceu em Madrid, em 1978. É medievalista (Universidad Autónoma de Madrid), escritora, encenadora e cofundadora da companhia de teatro STRIGA. Escreve na imprensa espanhola sobre cultura, feminismo e ativismo LGBT. Maus hábitos é o seu primeiro romance. Será publicado em cerca de treze países. Foi galardoado em Espanha com o Prémio de Melhor Livro do Ano Time Out, como o Prémio Cálamo para Melhor Livro do Ano e distinguido pelo jornal El País como um dos dez melhores livros publicados em 2023.

Ler mais