Partilhar

Manual de Práticas Contabilísticas

Paulo Gomes, Miguel Portugal

Em Stock




Desconto: 20%
11,91 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro destina-se a alunos universitários e profissionais da área com o objetivo de os apoiar na aquisição e desenvolvimento de conceitos e práticas básicas na disciplina da Contabilidade.

O livro aborda três grandes módulos:

Noções teóricas, desde a necessidade de dispor de um sistema de informação e gestão rápido e eficaz, para melhor alertar e preparar a organização para situações e contingências futuras, bem como antecipar tomadas de decisão e medidas que potenciem os efeitos positivos e reduzam ou eliminem os efeitos negativos para a organização, até à aplicação do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) como necessidade de harmonização e normalização contabilística a nível internacional. De uma forma simples apresentou-se um quadro comparativo das contas POC/SNC, com as suas principais alterações e semelhanças. Práticas diárias, que relatam as atividades operacionais (também designadas por atividades correntes), que ocorrem numa base diária, semanal e/ou mensal e que são aquelas que têm a ver com desenvolvimento da normal atividade da empresa e do seu negócio e, por fim, a exemplificação em casos práticos de aplicação que tem o objectivo de trabalhar, de forma tão abrangente quanto possível, as mais diversas situações que se podem colocar no dia a dia das empresas, do ponto de vista contabilístico.

No final do livro apresentou-se um dicionário básico de contabilidade e um glossário para auxiliar o leitor na interpretação dos termos mais básicos da atividade contabilística.

Trata-se sem dúvida de uma ferramenta aconselhável a todos aqueles, que de forma direta ou indireta, têm interesse e necessidade no estudo da contabilidade, desde alunos, professores, profissionais e curiosos, sendo um livro de leitura fácil e agradável onde mais uma vez se comprova que o conhecimento não ocupa espaço.

Ler mais

Autor(es)

Paulo Gomes

Professor-assistente na Universidade Europeia, onde leciona as unidades curriculares de Contabilidade Financeira, Contabilidade de Gestão e Gestão Financeira. Foi professor no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), na pós-graduação de Finanças Empresariais.


Ler mais

Miguel Portugal

Ler mais