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Lutando na periferia: o ensino musical em Lisboa (1860-1910)

Joaquim Carmelo Rosa

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Sinopse

«Concentrando-se embora no período entre 1860 e a implantação da República em 1910, o presente estudo não deixa contudo de incluir uma panorâmica crítica do ensino musical antes da fundação do Conservatório, assim como das primeiras fases dessa instituição [...]. Por outro lado, ele não se limita unicamente ao espaço do Conservatório, mas analisa detalhadamente outras instituições e espaços privados de ensino da música. Da muito ampla recolha de dados documentais e do seu cuidado tratamento e análise resulta pela primeira vez um quadro extremamente amplo e pormenorizado do ensino musical na capital de um país desde sempre altamente centralizado. A importância da visão crítica que Joaquim Carmelo Rosa nos proporciona reside particularmente no facto de ela não se limitar a considerar as questões do ensino musical, mas de através delas nos fornecer uma imagem esclarecedora do lugar habitualmente pouco prestigiado que os músicos profissionais ocupavam no seio da sociedade lisboeta e do limitado nível de exigência e de expectativas que eles suscitavam junto dessa mesma sociedade, a qual ao mesmo tempo parece ter encarado por vezes a actividade musical amadora num patamar superior ao dos próprios profissionais.»

[MANUEL CARLOS DE BRITO]

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«Este estudo examina a evolução do ensino musical em Lisboa entre 1860 e 1910 através do estudo das suas principais instituições e actividades pedagógicas – públicas e privadas, profissionais e amadoras. Em primeiro lugar analisa o contexto – geral e local – de maneira a entender as principais influências e constrangimentos presentes nesse ensino. Analisa seguidamente de que modo as instituições musicais evoluíram, interagiram entre si e contribuíram para uma vida musical, cultural e social mais rica e aberta. Ao fazê-lo, vai mais além do próprio ensino da música, discutindo questões como a da democratização da música, do seu estatuto social e do dos músicos, de classe, de profissionalismo, do papel dos amadores, de género e da circulação das tendências musicais através da Europa.»

[JOAQUIM CARMELO ROSA]

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Autor

Joaquim Carmelo Rosa

JOAQUIM CARMELO ROSA – Doutorado pela Universidade de Londres (Royal Holloway) em Musicologia Histórica, licenciou-se e concluiu o Mestrado em Ciências Musicais na Universidade NOVA de Lisboa. Estudou ainda no Conservatório Nacional e no Instituto Gregoriano de Lisboa. Após ter ensinado em diversos conservatórios e escolas de música, lecciona desde 1994 no Ensino Superior Politécnico e Universitário, nomeadamente nas áreas de História da Música, Estética Musical e Metodologias de Investigação.

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