Detalhes do Produto
- Editora: Casa das Letras
- Categorias:
- Ano: 2024
- ISBN: 9789895811656
- Número de páginas: 336
- Capa: Brochada
Sinopse
Lea Ypi cresceu num dos países mais isolados do mundo, um lugar onde os ideais comunistas tinham oficialmente substituído a religião. A Albânia, o último posto avançado estalinista na Europa, era quase impossível de visitar, quase impossível de abandonar. Era um lugar de filas e escassez, de execuções políticas e de polícia secreta. Para Lea, era a sua casa. As pessoas eram iguais, os vizinhos ajudavam-se uns aos outros e esperava-se que as crianças construíssem um mundo melhor. Havia comunidade e esperança.
Mais tarde, em dezembro de 1990, um ano após a queda do Muro de Berlim, tudo mudou. As estátuas de Estaline e Hoxha foram derrubadas. Quase de um dia para o outro, as pessoas podiam votar livremente, vestir o que quisessem e praticar o culto que desejassem. Já não havia nada a temer dos ouvidos curiosos. Mas as fábricas fecharam, os empregos desapareceram e milhares de pessoas fugiram para Itália em navios apinhados de gente, para depois serem mandadas de volta. Os esquemas de pirâmide predatórios acabaram por levar o país à falência, conduzindo a conflitos violentos. À medida que as aspirações de uma geração se tornavam a desilusão de outra, e à medida que os segredos da sua própria família eram revelados, Lea deu por si a questionar o verdadeiro significado de liberdade.
Livre é um livro de memórias cativante sobre o amadurecimento no meio de uma convulsão política. Com uma perspicácia e um humor apurados, Lea Ypi traça os limites do progresso e o peso do passado, iluminando os espaços entre os ideais e a realidade, bem como as esperanças e os receios de pessoas arrastadas pela história.