Partilhar

Lisboa Subterrânea: Em busca das nascentes das Águas Livres

Pedro Costa, Fernando Teigão dos Santos

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
26,71 € 29,68 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Passaram mais de cento e cinquenta anos desde que o major José Carlos de Chelmicki fez o levantamento do aqueduto das Águas Livres. O mapa que desenhou permitia ver a vasta rede de túneis por onde chegava a água aos chafarizes, conventos e palácios de uma cidade afligida pela escassez e por secas intensas. A água era um recurso muito valioso e disputado. Mas o aqueduto foi desativado no século XX e as suas galerias subterrâneas ficaram esquecidas, adormecidas, engolidas pelo crescimento urbano desordenado, com exceção de pequenos troços recuperados e abertos ao público. Seria possível entrar no aqueduto em pleno centro de Lisboa e avançar pelo interior até às nascentes localizadas nos concelhos da Amadora, Odivelas, Oeiras e Sintra? Queríamos seguir o mapa antigo e explorar os caminhos escondidos ao longo de um percurso com mais de cinquenta quilómetros.

Ler mais

Autor(es)

Pedro Costa

Ler mais

Fernando Teigão dos Santos

Fernando Teigão dos Santos é especialista em planeamento, prospectiva e desenvolvimento sustentável. Foi assessor no gabinete do Secretário de Estado do Ambiente no XIX e XX Governo Constitucional. Nos três anos que esteve em funções trabalhou em múltiplos processos e foi-se questionando sobre como melhorar a resiliência do "ecossistema" governativo. É doutorado em Ciências do Ambiente e Mestre em Ordenamento do Território (FCT/UNL), possuindo experiência profissional nos domínios da investigação, docência e consultoria.
É investigador associado no Centro de Estudos Geográficos do IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Fez formação profissional em jornalismo (CENJOR) e realizou diversos documentários e filmes institucionais. Tem um perfil de empreendedor social e procura desenvolver projectos inovadores, principalmente no domínio da sustentabilidade.

Ler mais