Partilhar

Leituras de Mia Couto

Coleção CES

Philip Rothwell

Em Stock

, tradução de Margarida Calafate Ribeiro e Hélia Santos



Desconto: 10%
22,77 € 25,30 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Na sua leitura da obra de Mia Couto, Phillip Rothwell aposta na rutura, ou seja, naquilo que ela ensaia ao colocar sob suspeita as tradicionais fronteiras entre homem e mulher, entre verdade, mentira ou falsidade, entre tradição e modernidade, entre escrito e falado e, a partir daí, procura caminhar para a “identificação” de um país de múltiplas culturas. Assim visto, e dado o contexto global favorável a uma leitura pós-moderna das obras literárias, por um lado, e, por outro lado, o contexto local de Moçambique pós-independência e o empenhamento do escritor na construção da nação, a leitura de Mia Couto como um nacionalista pós-moderno apresentada por Phillip Rothwell revela-se eminentemente política no sentido mais nobre da palavra.
O livro de Phillip Rothwell, escrito com grande elegância e sofisticação ensaística, e erigido a partir de sólidas, instigantes e inovadoras bases teóricas, parece perguntar-nos constantemente: até onde podemos ir? Até onde pode ir a literatura?
A resposta é necessariamente fragmentária, mas leva-nos ao melhor que podemos esperar de um ensaio – mostrar um pensamento que se procura e a partir do qual nós, como leitores, podemos pensar.

Ler mais

Autor

Philip Rothwell

Professor catedrático de Estudos Portugueses – King John II Professor of Portuguese – na Universidade de Oxford, membro do Saint Peter’s College e diretor do European Humanities Research Centre da mesma universidade. É doutorado pela Universidade de Cambridge, onde foi membro do Trinity College. Foi também professor na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos. Para além de vários artigos publicados em revistas da especialidade e em colectâneas de ensaios, é autor de A Canon of Empty Fathers: Paternity in Portuguese Narrative (Bucknell University Press). É organizador do número 10 da revista Portuguese Literary & Cultural Studies, dedicada a Moçambique, “Reevaluating Mozambique”, e do número 15 da mesma revista, dedicada a Angola, “Remembering Angola”. É coorganizador do número 84 da revista Bulletin of Hispanic Studies (com Cláudia Pazos Alonso) dedicada à obra de Mia Couto e organizou, com Hilary Owen, o livro de ensaios Sexual/Textual Empires: Gender and Marginality in Lusophone Africa (Bristol: Lusophone Studies).

Ler mais