Partilhar

Introdução ao Estudo de Plotino - Uma Leitura das Enéadas

João Rebalde

Em Stock



12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

PLOTINO (cerca de 203/5 a 270 d.C.) FOI O FUNDADOR DO NEOPLATONISMO E UM DOS GRANDES FILÓSOFOS DA ANTIGUIDADE. A sua obra, composta por 54 tratados, reunidos pelo seu discípulo Porfírio sob o título Enéadas, representa um esforço, simultaneamente eclético e inovador, de associar os princípios fundamentais do platonismo com as doutrinas aristotélicas, pitagóricas, helenísticas e orientais.

A INFLUÊNCIA DE PLOTINO AO LONGO DOS SÉCULOS É NOTÁVEL, DO FINAL DA ANTIGUIDADE À ATUALIDADE, MANIFESTANDO-SE PRINCIPALMENTE NA FILOSOFIA DE MATRIZ PLATÓNICA E NAS FILOSOFIAS CRISTÃ E ISLÂMICA.

Este livro propõe uma introdução geral à filosofia de Plotino e o seu principal objetivo é proporcionar ao leitor a entrada num pensamento complexo, profundo e subtil, através do conhecimento da vida e obra de Plotino e de uma síntese dos princípios fundamentais da metafísica, da ética e da doutrina ascético-mística deste filósofo.

HOJE COMO NO PASSADO, O ESTUDO E A DISCUSSÃO DA FILOSOFIA DE PLOTINO INTERPELAM SOBRE OS GRANDES TEMAS DA FILOSOFIA QUE SÃO TAMBÉM OS GRANDES PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO:A ORIGEM E INTELIGIBILIDADE DO MUNDO, O SENTIDO E O FIM DO SER HUMANO, A PROCURA DA FELICIDADE E O PROBLEMA DO MAL.

Ler mais

Autor

João Rebalde

É doutor em Filosofia pela Universidade do Porto, com a tese Liberdade humana e perfeição divina. Ciência média e concurso divino na Concordia de Luis de Molina. Investigador no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desenvolve a sua atividade principalmente nas áreas da Filosofia Antiga e da Filosofia Medieval e Início da Modernidade, nos domínios da metafísica do homem e da ontologia.

Ler mais