Partilhar

Infoentretenimento - Possíveis Abordagens Regulatórias

Regulação dos Media

Coordenadores: João Pedro Figueiredo, Vanda Calado

Em Stock



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Infoentretenimento pretende abrir caminho a uma discussão aprofundada sobre o fenómeno do infoentretenimento, isto é, a pertinência das relações entre a informação e o entretenimento, que se consubstanciam na presença de conteúdos eminentemente informativos em programas de entretenimento e de conteúdos de entretenimento em programas informativos. Este fenómeno, também denominado por infotainment, suscita interrogações de vária ordem que necessitam de respostas seguras e articuladas por parte dos diferentes sujeitos com responsabilidades regulatórias no universo da comunicação social, sobretudo tentar perceber a que parâmetros devem obedecer a sua identificação, o seu enquadramento e o seu tratamento em espaços de representação que não são tradicionalmente os seus.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

João Pedro Figueiredo

É, desde 2017, membro do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, eleito pela Assembleia da República. Licenciado em Direito, possui Pós-Graduações em Direito da Comunicação Social e em Direito da Sociedade da Informação. Quadro superior da RTP, lecionou na ULHT, ISCTE, FCSH e ESCS. Foi adjunto do Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005 a 2011) e do Secretário de Estado da Comunicação Social (1995 a 2002), tendo participado na preparação, organização e acompanhamento da legislação que regula atualmente o sector da comunicação social em Portugal. Foi fundador da Rádio Universidade de Coimbra onde, de 1983 a 2002, exerceu distintas funções, entre elas a de Diretor de Programas. Tem diversos livros publicados, em coautoria, na área do direito da comunicação social.

Ler mais

Vanda Calado

É investigadora no Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Licenciada em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação e frequentou a pós-graduação em Direito da Comunicação, tendo um percurso de investigação dos media e do jornalismo, com passagem pelo OberCom - Observatório da Comunicação e CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo. Desde 2006 que está ligada à ERC enquanto analista de media.

Ler mais