Partilhar

Infâmia e fama - O mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal

Extra Coleção

Leonor Maria de Amorim e Sá

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
25,11 € 27,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste trabalho profundamente original o leitor entrará em contacto com dois domínios muito pouco estudados - a fotografia do século XIX e o universo judiciário - confrontando-se com uma abordagem histórica e inédita sobre o retrato forense na sua relação com a investigação e a identificação criminal.

O livro aborda dois álbuns fotográficos até agora desconhecidos e designados como «álbuns FTM», em honra do seu colecionador e proprietário, Francisco Teixeira da Mota, que as comprou num leilão. Ambos os álbuns contêm os retratos judiciários portugueses mais antigos que subsistiram até hoje. Sem quaisquer suportes informativos relativamente à sua origem, os álbuns FTM apresentam-se como um «mistério policial» cuja investigação é levada a cabo numa perspetiva alargada e interdisciplinar dos Estudos de Cultura, seguindo uma metodologia que implica uma linha de cultura visual, na qual se destacam abordagens históricas, antropológicas, sociais, políticas, estéticas e semióticas.

Na primeira parte é delineado o contexto internacional em que se dá o advento e o desenvolvimento do retrato judiciário no Ocidente, enquanto a segunda é dedicada à investigação do caso português dos dois «álbuns fotográficos FTM», num perímetro mais localizado e concreto, permitindo uma investigação mais aprofundada que desvenda múltiplos aspetos desconhecidos destes retratos e da sociedade portuguesa de então.

Ler mais

Autor

Leonor Maria de Amorim e Sá

Ler mais