Partilhar

Imprensa e I Guerra Mundial: censura e propaganda 1914-1918

Noémia Malva Novais

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
19,61 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

+5% em Cartão Almedina
29,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Imprensa e I Guerra Mundial: censura e propaganda 1914-1918 analisa a relação existente entre a Imprensa e a Primeira Guerra Mundial, esclarecendo a ação da Censura de guerra e da Propaganda política, embrião da manipulação da Opinião Pública no século XX.
É uma obra que apresenta os jornais como um espelho, no qual os governantes e os diplomatas se contemplam, mostrando que os jornalistas são os peões movimentados de acordo com a vontade dos Estados beligerantes, e evidenciando que, neste jogo de guerra, os diplomatas e os políticos contam as mentiras aos jornalistas e depois acreditam nelas ao vê-las publicadas.
É um estudo rigoroso que cruza os saberes resultantes das ciências da comunicação e da ciência política com os da diplomacia e da história contemporânea e que, sendo científico, é também de leitura acessível a todos os interessados no entendimento do século XX.
Foi uma das cinco obras distinguidas com o Prémio de Defesa Nacional 2014 atribuído pela Comissão Portuguesa de História Militar do Ministério da Defesa Nacional.

Ler mais

Autor

Noémia Malva Novais

Historiadora, escritora e jornalista. Exerce atualmente a função de consultora de comunicação social e política.
É doutorada em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Ciências Sociais, mestre em História Contemporânea e licenciada em História (investigação e ensino). Investigadora Integrada da Unidade de Investigação História, Territórios, Comunidades – HTC-CFE Nova FCSH, trabalha nas áreas de História Contemporânea – política, diplomática e cultural – e das Ciências da Comunicação – media, censura e propaganda.
É autora de livros científicos, capítulos e artigos em livros e revistas científicas, artigos e entradas em enciclopédias e dicionários historiográficos, bem como de literatura para a infância. O seu trabalho académico foi distinguido com o Prémio Aristides de Sousa Mendes da Associação dos Diplomatas Portugueses (1.ª menção especial 2004), com o Prémio de Defesa Nacional da Comissão Portuguesa de História Militar do Ministério da Defesa Nacional (1.ª menção honrosa 2014) e com o Prémio de Edição de Teses e Dissertações do Centro República (2015).
O seu trabalho jornalístico foi galardoado com o Prémio de Jornalismo e Direitos Humanos e Integração (1.ª menção honrosa 2013) da UNESCO, e com o Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia (1.º prémio 2014), atribuído pelo Fórum dos Direitos da Criança da UNESCO.

Ler mais