Partilhar

Hotel do Mar 1960-1970 - Terraces on the cliff by the sea

Vários

Em Stock



Desconto: 10%
35,10 € 39,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Cada publicação da coleção SINGLE, editada pela A+A Books, é dedicada a uma só obra de Arquitetura, procurando analisar aspetos relevantes enquanto tal, numa perspetiva histórica e crítica, mas também atual, como é o caso do olhar de um fotógrafo, de um cineasta e/ou crítico de tais expressões. Pretende-se assim integrar o longo tempo disciplinar da Arquitetura com o tempo de hoje, afirmando pois a ideia de continuidade na existência de cada uma das obras abordadas nesta coleção. A distância temporal entre o projeto, a finalização da obra e a atualidade poderá ser muito variada, mas a ponte será sempre possível com uma vontade esclarecedora.

O #03 desta coleção, dedicado ao Hotel do Mar, concentra-se no período de 1960 a 1970, que coincide com os documentos encontrados nos arquivos do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Sesimbra e assinados pelo arquiteto Francisco Conceição Silva, (que celebra este ano 100 sobre a data do seu nascimento) seu autor, que respondeu às solicitações do seu cliente e do sítio com uma solução na sequência da experimentação de grandes mestres do Movimento Moderno, colocando-se assim na contemporaneidade e rompendo, como os da sua geração, com as reverências às Belas-Artes e ao nacionalismo do Estado Novo da geração anterior, e renovando o entendimento sobre o seu país. Coincidindo com o arranque do desenvolvimento turístico do Sol e Mar em Portugal, o Hotel do Mar serviu de cadinho para outros projetos do mesmo ramo pela mão do arquiteto, quer para o Algarve ou a Serra da Estrela, para terminar na península de Tróia. A sucessão de projetos, grosso modo agregados em duas grandes fases, foi respondendo a um claro sucesso de um hotel que começou em plena encosta com 68 quartos, uma sala e um bar, para ficar, no final da segunda fase, com 120 quartos, duas salas, dois restaurantes, uma boite e uma piscina com jardim, chegando até à marginal junto à praia.

Tal como os outros volumes desta coleção, este apresenta memórias descritivas e desenhos dos projetos que levaram à construção da obra e fotografias de época, mas também fotografias atuais de Nuno Cera e um link para visualização de um filme de 1966 de José Fonseca e Costa acompanhado por um texto crítico de Luís Miguel Oliveira. Os textos de Paulo Martins Barata (o arquiteto), Inês Leite (outros projetos do arquiteto para Sesimbra) e Michel Toussaint (o hotel) esclarecem criticamente a obra de Arquitetura e o seu arquiteto.


Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais