Partilhar

Homo Aestheticus - A Invenção do Gosto na Era Democrática

Arte & Comunicação

Luc Ferry

Indisponível

Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

[...] o trabalho de Luc Ferry, desenrolando-se, desde sempre, no campo político-social, está conduzido por um objectivo filosófico preciso, que constitui, aliás, um importante sinal da sua inserção histórico-filosófica; mostrar os limites das correntes de extracção anti-humanista através de uma arqueologia da individualidade susceptível de volver-se em afirmação do indivíduo como categoria central do pensamento moderno tanto quanto do mundo moderno. Ora, foi aí, como eixo medular do pensamento político moderno, que Ferry encontrou a categoria de gosto.
[...] Indissociável de um pensamento que conceptualize o conhecimento sensível imanente a cada obra, a arte é, profundamente, uma ocorrência social e política não no sentido em que mobiliza temas ou interesses sociais e políticos mas porque as mutações históricas ou conceptuais relativas ao que seja arte são, por excelência, o lugar onde a imagem de si social e política de uma sociedade é legível na sua maior depuração. E a noção de gosto, antes de referir-se ao universo artístico, designou um contorno particular da sociabilidade."

António Pedro Pita

Ler mais

Autor

Luc Ferry

Luc Ferry nasceu em Colombes em 1951. Professor agregado de Filosofia na Universidade de Paris VII (Jussieu) e agregado de Ciência Política, é autor de uma vasta obra nestes domínios. Antigo presidente do Conselho Nacional de Programas do Ministério da Educação foi, igualmente, um activo colaborador de diversas publicações como: Evénement du Jeudi, Express, Point. Actualmente é ministro da Juventude, da Educação Nacional e da Investigação.

Ler mais