Partilhar

Desconto: 10%
14,85 € 16,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Histórias de Jazz começou há 20 anos, quando um leitor me apareceu na redacção da revista All Jazz, onde eu era director de redacção, com duas histórias. Uma delas era curiosa e aceitei publicá-la. A ideia pareceu-me interessante e desafiei os leitores a enviarem-me as suas histórias, e alguns corresponderam. «Jitterbug Walz» foi a única a ver a luz do dia, porque, entretanto, a revista acabou. Ao relê-las, achei que seria interessante reuni-las e reescrevê-las.

Histórias de Jazz são catorze histórias que o jazz inspirou. São histórias que evocam músicos do jazz, entre Miles Davis e o esquecido Frank Morgan, ou canções que o jazz eternizou. São histórias diferentes, intimistas, de amores desesperados, por vezes escandalosos, de amizade, sexo, sangue, suor e lágrimas, traição, humor, fantástico e poesia, por onde o jazz passa. Em comum, apenas, o jazz primordial.

Sobre os músicos, as canções ou as histórias, acrescentei ainda alguns dados biográficos, referências e ainda sugestões de audição para cada capítulo.


Ler mais

Autor

Leonel Ribeiro dos Santos

LEONEL RIBEIRO DOS SANTOS é Professor catedrático aposentado da Universidade de Lisboa e Investigador do CFUL. Professor da FLUL desde 1977, aí lecionou Filosofia Social e Política, Filosofia Moderna, Ética, Filosofia da Educação e Filosofia do Renascimento. Foi cofundador (1993), Editor (1993-2000) e Diretor da revista Philosophica (2000- 2012);; Diretor do CFUL (2008-2011); Professor convidado na UCP (Lisboa), na Universidade do Minho (Braga), na UTL (Licenciatura em Arquitetura Paisagista do IA); Professor Visitante na UNESP (Marília/SP), na UFSC (Florianópolis) e na UFRN (Natal). Principais obras próprias: Metáforas da Razão ou economia poética do pensar kantiano (FLUL, 1989; FCG/JNICT, 1994); A razão sensível. Estudos Kantianos (Colibri, 1994); Retórica da evidência ou Descartes segundo a ordem das imagens (Quarteto, 2001; 2a ed. CFUL, 2013); Antero de Quental – Uma visão moral do Mundo (INCM, 2002); Linguagem, Retórica e Filosofia no Re- nascimento (Colibri, 2004); O Espírito da Letra. Ensaios de Hermenêutica da Modernidade (INCM, 2007); Melancolia e Apocalipse. Estudos sobre o Pensamento Português e Brasileiro (INCM, 2008; (trad. italiana: Roma: Inschibboleth,2017); Regresso a Kant: Ética, Estética, Filosofia Política (INCM, 2012); Ideia de uma Heurística Transcendental. Ensaios de Meta-Epistemologia Kantiana (Esfera do Caos, 2012); A Razão Bem Temperada – Do Princípio do Gosto em Filosofia e outros Ensaios Kantianos (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022).

Ler mais