Partilhar

Histórias Alegres

Carlo Collodi, Enrico MazziniIlustrador

Em Stock



15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Histórias Alegres, de Carlo Collodi, é uma colectânea de oito contos publicados originalmente entre 1883 e 1887.
Como em toda a escrita de Collodi, o Autor de Pinóquio, as Histórias Alegres, aparentemente escritas para crianças, são lições ou provocações (e por vezes as duas coisas) para leitores de todas as idades.
Nestas narrativas breves sobressai o apurado sentido de humor do escritor italiano, bem como a sua mestria irónica para revelar uma moral sempre sábia e inteligente, umas vezes com bastante subtileza, outras com uma comicidade mais explícita, mas sempre em torno da noção de aprendizagem sadia: como é que a criança deve, de forma equilibrada, ir amadurecendo  na percepção dos valores realmente relevantes, sem ignorar a dimensão ridícula de certos adultos, mais infantis do que muitas crianças. Dessa forma, os textos de Collodi confrontam o universo da infância com o mundo adulto para definir a essência do ser humano, com as suas forças e fraquezas.
Collodi nunca deixou que a infância lhe fugisse ao longo da sua vida de trabalho em vários domínios – do jornalismo à tradução – sendo, por isso, um Autor para todas as idades.


 «Collodi tinha a consciência profunda [...] da necessidade premente de transformar os camponeses rudes e pouco instruídos que ele conhecera bem quando era jovem em cidadãos maduros e respeitadores de um estado moderno.» - Christopher Duggan, História de Itália (Edições 70)

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Carlo Collodi

Carlo Collodi, escritor italiano, foi autor de literatura infantil, dramaturgo, tradutor bastante popular de contos de fadas franceses e jornalista. Collodi (1826-1890), cujo nome verdadeiro era Carlo Lorenzini, nasceu em Florença em 1826. O pseudónimo «Collodi» foi assumido como forma de honrar a pequena aldeia toscana onde a sua mãe havia nascido. O escritor italiano assinou comédias e artigos de imprensa, dos quais se destacam as contribuições impetuosas para o jornal diário Fanfulla. Em 1876, criou uma série infantil cujo protagonista era o vilão Gianettino, mas o seu grande êxito iria surgir em 1881, com a publicação no Giornale per i bambini do primeiro episódio de As Aventuras de Pinóquio – História de Uma Marioneta, com ilustrações de Enrico Mazzanti. Durante este período Collodi publicou Macchiette (1880), Occhi e nasi (1881) e Histórias Alegres (1887), bem como colectâneas satíricas e humorísticas dos seus artigos escritos para a imprensa. Collodi desconheceu completamente o potencial da sua obra e a fama que viria a ter. Morreu em Florença, a sua cidade natal, no dia 26 de Outubro de 1890.

Ler mais

Enrico Mazzini

Ilustrador

Ler mais