Partilhar

História Secreta da Ordem de Avis

Nuno Ferreira Gonçalves

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
15,92 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A decifração simbólica dos mistérios da cavalaria de Avis.

Numa altura em que tanto se escreve sobre a Ordem do Templo e o inegável papel dos cavaleiros templários na fundação do reino de Portugal, urge também resgatar a memória das outras ordens religioso-militares no nosso país. Destas, a Ordem de Avis é aquela que é genuinamente portuguesa, tendo dado o seu nome à dinastia real mais brilhante da nossa história.
Face à escassez de dados historiográficos sobre o tema, o autor realizou uma profunda investigação sobre a vertente mística e esotérica da Ordem. Tendo tido acesso a documentação reservada, foi possível descodificar vários aspectos simbólicos até então desconhecidos.
Um dos aspectos centrais da pesquisa foi procurar a razão pela qual o Professor Henrique José de Souza (fundador da Sociedade Teosófica Brasileira) afirmou que a Ordem de São Bento de Avis “servia de escudo ou cobertura exterior” à antiga e enigmática Ordem de Mariz.
A resposta a esta e outras questões encontra-se no coração deste livro, que tem como propósito não só preencher a referida lacuna, como estimular futuras investigações.



Ler mais

Autor

Nuno Ferreira Gonçalves

Nuno Ferreira Gonçalves, natural de Cascais, nasceu no dia 15 de Outubro de 1969. É músico formado pelo Conservatório Nacional e docente na área do ensino musical desde 1992. Mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona, tem-se dedicado com profusão ao estudo comparado das religiões e filosofias do mundo, bem como à investigação do imaginário mítico e do património simbólico portugueses. Conferencista prolífico, participa regularmente em congressos, palestras e seminários dedicados à tradição mítico-espiritual portuguesa. É autor dos títulos Os Obreiros do Grande Ocidente (Chiado, 2015), Os Mistérios do Verbo (Chiado, 2016) e História Secreta da Ordem de Avis (Zéfiro, 2019), bem como de dezenas de artigos na área da filosofia hermética e do esoterismo. Entre 2016 e 2018 colaborou com o Jornal de Sintra, assinando uma rubrica trimestral intitulada Sintra Esotérica dedicada à dimensão simbólica da iconografia sacra, templarismo e mitos históricos sintrenses. É presidente da Manas Taijasi Associação Cultural Espiritualista, onde dirige um círculo de estudos teosóficos dedicados à obra e pensamento do Professor Henrique José de Souza (fundador da Sociedade Teosófica Brasileira).

Ler mais